Compra de carne bovina do Brasil pelo México mais que dobra na parcial de 2025

A compra de carne bovina do Brasil pelo México também tem sido destaque em 2025, mais que dobrando na parcial de abril, frente a 2024.
Vale lembrar que a exportação de carne bovina do Brasil foi recorde em faturamento e embarque para um mês de abril e no acumulado dos primeiros 4 meses do ano em 2025! Clique aqui e confira os dados!
O Farmnews destacou que um dos destaques entre os maiores importadores de carne bovina do Brasil, além do México, foram os EUA, uma vez que o país igualmente renovou a máxima histórica na parcial de 2025, até abril, quando comparado ao mesmo período dos anos anteriores (clique aqui).
O fato é que a exportação de carne bovina in natura do Brasil somou 241,58 mil toneladas métricas em abril de 2025, valor 16,2% acima do recorde anterior, de 2024, quando somou 207,94 mil toneladas. A receita também renovou a máxima e pela primeira vez acima de US$1,0 bilhão em um mês de abril.
O México, um país que tradicionalmente pouco importava do Brasil antes de 2024, passou a ser um cliente importante para o Brasil. Aliás, cada vez mais importante, como mostram os dados da primeira Figura.
A Figura apresenta os dados de exportação mensal de carne bovina in natura do Brasil para o México, em mil toneladas, entre janeiro de 2022 e abril de 2025, segundo dados da COMEX.

A compra de carne bovina do Brasil pelo México em abril de 2025 somou 11,0 mil toneladas métricas, superando o recorde mensal anterior, de outubro de 2024 (6,9 mil toneladas).
Além do recorde mensal em abril de 2025, a importação de carne bovina para o México nos primeiros 4 meses de 2025 também renovou a máxima (segunda Figura), mais que dobrando em relação ao valor praticado no acumulado dos primeiros 4 meses de 2024.
A Figura apresenta os dados de exportação de carne bovina in natura do Brasil para o México, em mil toneladas, no acumulado de janeiro a abril, entre 2022 e 2025, segundo dados da COMEX.

Antes de 2024, no período entre janeiro e abril, a importação de carne bovina brasileira pelos mexicanos não existia ou era muito insignificante. Isso passou a mudar em 2024, quando a exportação somou 11,8 mil toneladas até abril e em 2025 o ritmo de compra mais que dobrou, passando a somar 24,3 mil toneladas. E o potencial de compra do país é grande. Vamos ficar atentos!
E é sempre importante destacar que apesar da China seguir liderando, com folga, o rank dos maiores importadores de carne bovina do Brasil (clique aqui), a importância do país asiático tem diminuído, ainda que gradativamente, com o aumento das vendas não apenas para os EUA, mas também para a Rússia (clique aqui), Emirados Árabes Unidos, Filipinas entre outros.
Como temos destacado, essa maior diversificação e aumento da importância de outros países importadores, além da China é importante para o mercado de exportação de carne bovina do Brasil, diminuindo pouco a pouco a concentração e os riscos de uma demanda concentrada. Isso é algo que deve ser valorizado pelo setor.
E mudando de assunto, o Farmnews destacou o comportamento do preço corrigido do bezerro (clique aqui) e do boi gordo (clique aqui) desde 2010, reforçando o movimento de alta nos preços do mercado pecuário e a expectativa para 2025 e 2026.
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!