sexta-feira, janeiro 23, 2026
[bsa_pro_ad_space id=11]

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Futuro do boi gordo: contratos mais procurados e expectativa de alta subindo!

O mercado futuro do boi gordo segue cada vez mais procurado pelos investidores em janeiro, mostrando recuperação nas posições em aberto.

Além do aumento da procura pelos contratos futuros do boi gordo ao longo do primeiro mês do ano, a expectativa de alta para os vencimentos também aumentou de modo significativo.

Isso porque a diferença entre o valor de ajuste dos contratos (B3) em relação à referência no físico (Datagro) aumentou (Tabela), o que indica uma perspectiva mais otimista em relação ao futuro.

Veja que o contrato com vencimento em maio de 2026, por exemplo, precificava uma expectativa de alta em relação ao físico (Datagro) de R$1,4 por arroba em janeiro (15). Essa expectativa de alta para o vencimento subiu para R$9,6 por arroba em janeiro (22). O mesmo aconteceu, em maior ou menor proporção, para todos os contratos em aberto em 2026. Contudo, o importante é destacar que todos os vencimentos mostram perspectiva de valorização frente ao valor atual da arroba no físico!

A Tabela apresenta os dados da diferença entre o valor de ajuste (B3) para os contratos com vencimento entre janeiro e outubro de 2026 em relação ao físico (indicador Datagro), em Reais por arroba, entre os dias 15 e 22 de janeiro.

futuro do boi gordo

Além do aumento da expectativa de alta no preço do boi gordo, as posições em aberto também aumentaram, como mostram os dados da primeira Figura abaixo.

No início de janeiro (8), o número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) apresentou forte queda frente ao final de dezembro (26). No entanto, no final da primeira metade de janeiro (15), a procura do investidor voltou a aumentar, assim como aconteceu na parcial de janeiro (22).

Desde a primeira semana de janeiro (8), as posições em aberto aumentaram 16,1% ou 4,90 mil contratos e deve seguir em alta. 

A apresenta os dados do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) entre outubro (16) e janeiro (22).

futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

A procura pelos contratos com vencimento nos primeiros meses de 2026 segue subindo, com exceção do vencimento para janeiro (segunda Figura) que, caminha para o seu final. O aumento das posições para os demais vencimentos, especialmente entre fevereiro e maio mais que compensaram a queda esperada nas posições de janeiro.

A Figura apresenta dados do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) para vencimento em janeiro e fevereiro de 2026, entre o final de julho e a parcial de janeiro (22).

futuro do boi
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

O número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo subiu pela segunda semana consecutiva em janeiro (22), embora ainda distante dos patamares observados no final de 2025.

O contrato para vencimento em fevereiro de 2026, por exemplo, subiu de 11.523 posições em aberto em janeiro (15) para 12.167 em janeiro (22). O aumento das posições para os contratos que vencem em fevereiro foi modesto (644 contratos) e menor que o observado para o contrato de maio, que apresentou o maior aumento na semana entre os dias 15 e 22 de janeiro. 

As posições para maio de 2026 aumentaram de 3.118 em janeiro (15) para 5.456 contratos em aberto em janeiro (22). As posições em aberto para os contratos com vencimento em março e abril, no mesmo intervalo de tempo, aumentaram, 1.773 e 1.654, nessa ordem.

A Figura ilustra a evolução do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) para vencimento entre março e maio de 2026, entre o início de outubro e a parcial de janeiro (22).

futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

Saiba também que a carne bovina do Brasil está cada vez mais disputada no mercado internacional e não apenas pela China, como temos destacado no Farmnews. Clique aqui e saiba mais!

E por falar em exportaçao, os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil até a primeira metade de janeiro de 2026 se mantêm acima de 2025 e caminham para novo recorde para o período do ano.

Isso porque nos primeiros 11 dias úteis de 2026 a média diária de embarque de carne bovina in natura do Brasil foi de 11,47 mil toneladas e, apesar da queda em relação aos primeiros 6 dias úteis do ano (14,88 mil toneladas), segue acima do valor praticado em janeiro de 2025, considerando 22 dias úteis (8,19 mil toneladas dia de média). Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews também apresentou os dados mensais de embarque de carne bovina do Brasil para a China ao longo de 2025, no objetivo de projetar o início da aplicação da tarifa adicional de exportação ao longo de 2026. Afinal, com a cota de exportação de carne bovina, a pergunta é: quando se espera que a tarifa adicional para o Brasil seja aplicada? Em outras palavras, em qual mês de 2026 é esperado que o Brasil atinja o limite de cota estabelecido pelo país asiático, de 1,106 milhão de toneladas? Clique aqui e confira!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttps://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares