Maiores importadores de carne bovina do Brasil em fevereiro de 2025

O Farmnews comparou a compra, avaliada pelo ritmo de embarque, dos maiores importadores de carne bovina do Brasil em fevereiro de 2025.
E antes de falar do ritmo de compra por país importador, vale lembrar que em 2025 a exportação de carne bovina do Brasil renovou a máxima histórica para um mês de fevereiro, tanto em faturamento como pelo ritmo de embarque. A exportação de carne bovina in natura do Brasil somou 190,46 mil toneladas métricas em fevereiro de 2025, valor 6,3% acima do recorde anterior, de 2024, quando somou 179,12 mil toneladas e muito acima dos valores praticados no mesmo período dos anos anteriores.
Clique aqui e confira os dados de receita, embarque e preço médio do produto brasileiro in natura no mercado internacional, nos meses de fevereiro, entre 2015 e 2025.
Apesar da China liderar, com folga, o rank dos maiores importadores de carne bovina do Brasil, os Estados Unidos foram os destaques de crescimento em fevereiro de 2025 (Tabela).
A Tabela apresenta os dados de importação de carne bovina in natura do Brasil, por país comprador, em mil toneladas, no mês de fevereiro de 2024 e 2025, segundo dados do COMEX.

Em fevereiro de 2025 a China apresentou queda nos embarques frente a fevereiro de 2024 (Tabela), mas importou quase metade de toda a carne bovina in natura do Brasil comercializada no mercado internacional (Figura).
Os Estados Unidos, por outro lado, praticamente dobraram as compras em fevereiro de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior. O Chile e a Argélia igualmente apresentaram forte ritmo de crescimento nas compras na base anual de comparação no segundo mês de 2025.
A UE também vem aumentando, ainda que gradativamente, as compras de carne bovina in natura do Brasil e, aumentando a expectativa positiva quanto ao futuro de compra do bloco europeu.
A Figura a seguir ilustra a importância dos países importadores de carne bovina do Brasil, no embarque, em fevereiro de 2025, segundo dados do COMEX.

E vale destacar também que a exportação de carne bovina do Brasil apresentou média diária de vendas, nesse início de março, mais que o dobro da observada em março de 2024. Isso porque os dados parciais de março de 2025, até o terceiro dia útil do mês, mostraram uma média diária de embarque acima de 20,0 mil toneladas de carne bovina in natura do Brasil, o que representa uma alta de 142,7% em relação a média diária de março de 2024, de 8,31 mil toneladas, que consideraram 20 dias úteis. Clique aqui e saiba mais!
E mudando de assunto, o investidor Pessoa Física segue aumentando o saldo de posições “vendidas” nos contratos futuros do boi gordo nesse início de março e, no sentido oposto, o investidor Pessoa Jurídica Financeira aumentou o saldo na “compra”. Clique aqui e confira!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!