Mercado

Mercado futuro do boi gordo: posições em aberto aumentam no fim de maio

O Farmnews Indica

O mercado futuro do boi gordo segue mais procurado, com o aumento das posições em aberto na B3 ao longo da última semana de maio.

Desde a divulgação do caso da gripe aviária no País, o mercado futuro do boi gordo ficou mais especulado. Contudo, é interessante observar que apesar de mais “instável” em termos de comportamento de preço, o número de contratos em aberto aumentou, ou seja, ficou mais procurado pelos investiddores (Figura).

Pois é, mesmo com a maior volatilidade, a procura pelos contratos futuros do boi gordo foi maior, especialmente para o vencimento de junho e outubro, já que é normal a queda nas posições em aberto para maio que, caminha para o seu final.

É importante destacar que apesar de mais especulado, os valores dos contratos futuros do boi gordo acumularam alta (clique aqui) quando comparado à véspera da divulgação do caso da gripe aviária, em maio (15). Vale ressaltar também que o preço futuro do boi gordo iniciou a última semana de maio com menor volatilidade (clique aqui).

A Figura apresenta dados do número de contratos negociados no mercado futuro do boi gordo, por vencimento, de maio a outubro, considerando o intervalo entre os dias 16 e 26 de maio, segundo dados da B3.

mercado futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

O mercado futuro do boi gordo segue mais procurado, com mais posições em aberto ao longo da segunda quinzena de maio, mostrando um maior interesse dos investidores.

E mudando de assunto, os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil, até a 4ª semana de maio de 2025, mostraram, além da possibilidade de novo recorde de embarque, nova alta no preço de venda. Clique aqui e saiba mais do assunto!

O mercado de exportação de carne bovina do Brasil tem sido o destaque positivo do ano e, a expectativa é que melhore ainda mais nos meses finais de 2025, como tradicionalmente acontece. E se de um lado o mercado externo renova recorde de vendas, por outro o mercado doméstico de carne bovina, pelo menos no curto prazo, permanece mais incerto (clique aqui), especialmente devido a expectativa de uma maior oferta de carne de frango no varejo devido a queda nas exportações de frango como resultado do caso da gripe aviária no País.

Bom ainda que seja cedo para avaliar os impactos da queda nas exportações de carne de frango do Brasil, pelo menos no acumulado até a quarta semana de maio de 2025, os dados de venda seguem estáveis quando comparado a maior de 2024. Clique aqui e confira os dados!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo