Mercado

Mercado futuro do boi gordo segue cauteloso em fevereiro de 2022

O mercado futuro do boi gordo segue abaixo dos valores praticados no físico em fevereiro de 2022, tanto para vencimento em maio como novembro.

Pois é, mesmo com o preço do boi gordo renovando a máxima nominal histórica pelo segundo mês consecutivo em fevereiro de 2022, o mercado futuro do boi gordo segue cauteloso em precificar novas altas para os contratos com vencimento em maio (BGIK22) e novembro (BGIV22).

O preço do boi gordo, na parcial de fevereiro de 2022, apresentou a maior média nominal da história do indicador Cepea. Clique aqui e confira os dados mensais desde 2018!

Mesmo com as exportações de carne bovina do Brasil quebrando recorde em janeiro e com perspectivas favoráveis para o restante de 2022, o preço futuro do boi gordo tem andado de lado e, com isso, aumentando a diferença de preço entre o mercado físico ao longo dos últimos meses (Figura).

A exportação de carne bovina do Brasil em janeiro de 2022 foi a maior da história para o período do mês. Clique aqui e confira os dados de 2012 a 2021!

A Figura a seguir apresenta o comportamento do preço do boi gordo no mercado físico (Cepea) e futuro, para vencimento em maio (BGIK22) e novembro (BGIV22), entre dezembro de 2021 e a parcial de fevereiro de 2022, em Reais por arroba.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
mercado futuro do boi
Fonte: Dados da B3 e do Cepea (adaptado por Farmnews)

O mercado futuro do boi gordo segue cotado a valores abaixo do mercado físico em fevereiro de 2022, tanto para o vencimento em maio (BGIK22) como em novembro (BGIV22).

Com o consumo doméstico com perspectiva de recuperação modesta em 2022, o mercado segue com cautela para precificar, antecipadamente, altas mais significativas do boi gordo para o ano. Isso pode ser comprovado pelo comportamento recente de preços do preço futuro da arroba do boi gordo para ambos vencimentos de maior liquidez, maio e novembro (Figura).

A oferta restrita de animais para abate e um mercado de exportação de carne bovina recorde tem sustentado o movimento de alta do mercado físico do boi gordo, mas, pelo menos até fevereiro, isso segue incapaz de promover altas mais significativas no preço esperado da arroba para os próximos meses. Parece que o mercado está mais cautelo em antecipar movimentos de alta.

E mudando de assunto, o Farmnews apresenta os dados da participação da China na exportação do agro brasileiro nos meses de janeiro, entre os anos de 2010 e 2022. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo