Mercado

Perspectiva de venda dos maiores exportadores de carne bovina

O Farmnews apresenta os dados revisados de previsão de venda dos maiores exportadores mundiais de carne bovina para 2021.

O fato é que o USDA revisou em julho de 2021 a perspectiva de exportação de carne bovina entre os principais países (Tabela). E essa revisão trouxe surpresas negativas, com a queda na expectativa global de venda, de 11,05 para 10,75 milhões de toneladas em equivalente carcaça que foi puxada, principalmente, pela redução nos embarques do Brasil, Argentina e Austrália.

A Tabela a seguir apresenta os dados de exportação de carne bovina, no mundo e por país, em milhões de toneladas em equivalente carcaça, entre 2017 e a expectativa para 2021, segundo dados do USDA.

A exportação mundial de carne bovina deve cair em 2021 comparado ao que foi observado em 2020, pelo menos de acordo com a revisão do USDA de julho. A estimativa do USDA de julho é que as vendas mundiais de carne bovina somem 10,75 milhões de toneladas em equivalente carcaça em 2021, ligeira queda comparado a 2020 (11,80 milhões de toneladas), mas, 2,7% menor que a estimativa anterior, de abril (11,05 milhões de toneladas).

E o destaque de queda dentre os maiores exportadores mundiais de carne bovina foi justamente a do Brasil, com perspectiva de venda de 2,40 milhões de toneladas em equivalente carcaça, queda de 11,8% frente a estimativa anterior, de abril (2,72 milhões de toneladas).

Mas ao contrário do Brasil, as vendas esperadas para os Estados Unidos para 2021 aumentou, passando de 1,42 em abril para 1,55 milhões de toneladas em equivalente carcaça em julho.

Pois é, mas apesar da queda na expectativa de venda para 2021, o Brasil segue disparado como o maior exportador mundial de carne bovina com participação esperada de 22,3% em 2021, enquanto o segundo maior exportador mundial, os Estados Unidos, deve encerrar 2021 com participação de 14,4%.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale destacar também que o USDA projetou em julho de 2021 a redução na produção mundial de carne bovina, puxado principalmente pela queda esperada no Brasil. Clique aqui e confira os dados!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo