Preço corrigido do bezerro, evolução dos dados de 2010 a parcial de setembro de 2023
O Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do bezerro entre 2010 e a parcial de setembro de 2023.
O preço do bezerro na parcial de setembro de 2023, corrigido pela inflação (IGP-M), já acumulada queda acima de 40,0% frente a máxima observada em abril de 2021, quando o preço da categoria de reposição alcançou o valor mais alto no ciclo de alta anterior (Figura).
A Figura a seguir apresenta a evolução do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), corrigido pelo IGP-M de agosto de 2023, em Reais por cabeça, entre janeiro de 2010 e a parcial de setembro de 2023 (média até o dia 11).
O preço corrigido do bezerro na parcial de setembro de 2023 acumula perda acima de 40,0% frente a máxima de 2021, queda maior que a observada no ciclo de baixa anterior, em 2018 (34,7%).
Apesar da forte queda, o preço do bezerro acumulou queda menor que o boi gordo na parcial de 2023, o que inclusive tem pressionado, para baixo, o poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado. E sobre esse assunto é importante observar que o ágio do bezerro em relação ao boi gordo subiu pelo quarto mês consecutivo na parcial de setembro de 2023 e alcança maior patamar desde outubro de 2021. Clique aqui e saiba mais!
E para ilustrar a maior queda no preço da categoria de reposição frente ao animal pronto para o abate, no ano, o Farmnews atualizou os dados da variação do preço boi gordo, bezerro e do indicador de inflação (IGP-M) entre os meses de agosto, de 2022 e 2023. Clique aqui e confira!
A taxa de abate de fêmeas segue alta em 2023, como resultado da queda no preço da categoria de reposição. Contudo, como a taxa de abate de fêmeas cai sensivelmente devido ao período reprodutivo (clique aqui), a oferta de animais para o abate nos meses finais do ano tende a diminuir, o que, aliado a uma expectativa de melhora no consumo doméstico, deve trazer alguma recuperação de preço no mercado pecuário como um todo.
O mercado futuro já projeta uma expectativa de preço mais alto para os meses finais de ano. Aliás, o preço futuro do boi gordo voltou a acumular forte alta, projetando um cenário de valorização para os vencimentos entre setembro de 2023 a maio de 2024. Clique aqui!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!