Preço da carne bovina do Brasil importada pela China no maior patamar em quase 2 anos

O Farmnews atualizou os dados do preço da carne bovina do Brasil importada pela China, mostrando gradativa recuperação ao longo de 2025.
O Farmnews tem destacado a recuperação no preço da carne bovina do Brasil para exportação em 2025. Aliás, o preço do produto brasileiro no mercado internacional na parcial de maio mostrou alta frente a abril (clique aqui) e, pelo segundo mês consecutivo, ficou acima de US$5,0 mil por tonelada. E embora o preço médio de importação da China siga abaixo do preço médio de venda do País, o valor de compra do país asiático alcançou o maior patamar em quase 2 anos (Figura).
O preço da carne bovina exportada do Brasil, no acumulado até abril de 2025, sobe e alcança maior valor para o período desde 2022. Clique aqui e confira os dados!
A Figura apresenta a evolução mensal do preço médio de venda da carne bovina exportada do Brasil para a China, em dólares por tonelada, entre janeiro de 2020 e abril de 2025, segundo dados da COMEX.

O preço da carne bovina do Brasil exportada para a China voltou a se aproximar de US$5,0 mil por tonelada em abril de 2025, patamar não alcançado desde junho de 2023.
O fato é que, apesar da China liderar, de longe, o rank dos maiores importadores de carne bovina do Brasil, sua importância tem gradativamente diminuído ao longo dos últimos anos (Tabela). A China, embora tenha renovado o recorde de compras na parcial de 2025, até abril, perdeu importância no total de venda do País. Isso porque no acumulado até abril, 46,7% da carne exportada do Brasil teve como destino a China, o menor valor para o período do ano desde 2020.
Pois é, isso mostra que a queda na importância do país asiático tem acontecido devido ao maior aumento na compra de outros países, como EUA (clique aqui), Filipinas, México (clique aqui) etc.
O Farmnews também apresentou os dados que mostram a evolução da importância dos maiores importadores de carne bovina do Brasil no ano de 2025 no acumulado até abril, considerando os valores desde 2018. Clique aqui e confira!
A Tabela apresenta os dados de embarque total de carne bovina do Brasil e, para a China, no acumulado até abril, em mil toneladas, entre 2015 e 2025, segundo dados da COMEX.

O que é interessante avaliar é que a queda na importância chinesa, além de benéfico para o País devido a maior diversidade de compradores, pode igualmente favorecer o poder de barganha quando o assunto é preço, afinal, nosso produto está mais concorrido.
O importante aqui é destacar que a China segue e deve continuar sendo o principal destino da carne bovina do Brasil, mas é importante que novos e mais países comprem carne bovina do Brasil. Isso aumenta a segurança e, claro, possivelmente os patamares de preço do produto brasileiro lá fora.
O Farmnews também apresentou dados do ágio do preço da carne bovina exportada em relação ao boi gordo entre 2020 e a primeira metade de maio de 2025. Clique aqui e confira!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!