Mercado

Cenário externo e dólar pressionam o preço da soja no final de maio

As desvalorizações do dólar e dos contratos futuros negociados na CME Group (Bolsa de Chicago) pressionam o preço da soja e seus derivados no final de maio de 2020.

Esse cenário afastou produtores das vendas, reduzindo, assim, a liquidez no mercado interno. Segundo pesquisadores do Cepea, a queda externa está relacionada às condições climáticas favoráveis ao cultivo da oleaginosa nos Estados Unidos, o que eleva expectativas de boa safra no país.

Aliás, clique aqui e confira dados da expectativa de produção e estoque de soja para a safra 20/21, conforme revisão de maio de 2020.

Por outro lado, esse cenário somado aos estoques elevados e à baixa demanda externa resultam em pressão sobre os valores norte-americanos. Assim, desde o dia 16 de maio, quando o preço da soja alcançou patamar recorde, o indicador Cepea da soja Paranaguá (PR) caiu 5,5%, fechando a R$109,84 por saca no dia 22.

Contudo, no ano o preço da soja segue acumulando forte alta, com ganho de 24,7% na parcial de maio, até o dia 22.

A Figura a seguir ilustra a evolução diária do preço da soja, segundo indicador Cepea (Paranguá-PR) em 2020, até a parcial do dia 22, em Reais por saca.

preço da soja
Fone: Dados do Cepea (adapado por Farmnews)

Os dados das duas primeiras semanas de maio revelam que os embarques de soja quase dobraram frente a maio de 2019. Clique aqui e saiba mais do assunto! Pois é, a exportação de soja do Brasil foi recorde nos 4 primeiros meses de 2020 e pelo que a parcial de maio revela, os dados seguem em alta e abrindo espaço para novos recordes no ano.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E, claro, não podemos falar em aumento de venda de soja do grão no mercado internacional sem falar da China. A China aliás aumentou de modo intenso as compras em 2020. Clique aqui e confira os dados parciais do ano!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Adaptado do Cepea

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo