domingo, dezembro 21, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço do bezerro e do boi gordo: 2025 encerra com descolamento em alta

O preço do bezerro segue firme e nos maiores patamares do ano, enquanto o boi gordo voltou a ser mais pressionado no final do ano.

O preço do animal pronto para o abate (Cepea) acumulou queda de 1,1% na parcial de dezembro (19), em relação ao valor que encerrou o mês anterior. No mesmo intervalo de tempo o preço da categoria de reposição (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por cabeça, subiu 1,1% e, com isso, aumentando o descolamento de preço entre as categorias no final de 2025 (primeira Figura).

A Figura ilustra a variação diária acumulada do preço do boi gordo (Cepea) e do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), ao longo de 2025.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do bezerro acumulou alta de 15,9% em 2025, até a parcial de dezembro (19) frente ao valor que encerrou 2024, enquanto na mesma base de comparação o boi gordo caiu 0,1%.

O preço do boi gordo segue mais pressionado em dezembro, especialmente ao longo da segunda metade do mês (segunda Figura), como acontece nesse período do ano, marcado também por férias coletivas de algumas indústrias e, por consequência, uma menor demanda de compra. É uma fase mais calma que favorece uma maior pressão de queda, o que não compromete a expectativa mais otimista para 2026, como temos comentado no Farmnews. É uma queda pontual.

E por falar em expectativa otimista de preços para o próximo ano, a produção mundial de carne bovina deve cair em 2026, impulsionada pela expectativa de redução da oferta de animais para o abate, especialmente no Brasil, com a maior queda na produção entre os principais produtores mundiais (clique aqui). Isso porque após o recorde esperado em 2025, a produção mundial deve cair sensivelmente, de 61,95 para 61,03 milhões de toneladas em equivalente carcaça ou 1,47% (cerca de 0,90 milhão de toneladas).

O mercado futuro do boi gordo (B3) precifica gradativa valorização da arroba ao longo de 2026, apesar da pressão negativa especialmente para os contratos mais próximos do vencimento, em especial os de janeiro e fevereiro (clique aqui).

A Figura compara o preço nominal diária do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, em 2024 e a parcial de 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

E ao contrário do que acontece para o animal pronto para o abate, o preço da categoria de reposição se mantém mais firme, próximo da máxima do ano e em patamares de preço muito acima do observado no mesmo período do ano anterior (terceira Figura).

A Figura compara o preço nominal diária do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça, em 2024 e a parcial de 2025.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

A demanda chinesa por carne bovina em 2026 deve seguir próxima do recorde de 2025, influenciando pela leve queda, tanto no consumo como na produção de carne bovina do país!

É esperado uma leve queda no consumo de carne bovina na China. Aliás, a queda no consumo deve ficar muito próxima da expectativa de queda na produção de carne bovina, o que tende a manter estável a necessidade de importação do país para atender a demanda doméstica. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares