Preço do bezerro e do boi gordo no início de outubro: ágio sinaliza queda
O descolamento entre o preço do bezerro e do boi gordo apresentou leve queda no início de outubro, prevalecendo a expectativa de recuperação no preço do animal pronto para o abate.
O preço do boi gordo (Cepea) após a queda em setembro (clique aqui), iniciou o mês de outubro mais estável e com maior expectativa de recuperação, como inclusive mostram os dados do mercado futuro no início do mês.
O preço futuro do boi gordo segue em recuperação no início de outubro, acumulando o terceiro pregão consecutivo de valorização. Clique aqui e confira!
Vale destacar que nos primeiros dias de outubro o boi gordo (Cepea) tem sinalizado um movimento de recuperação. (primeira Figura). O mercado futuro inclusive voltou a precificar um valor para outubro acima de R$310,0 por arroba, o que não era observado desde o final da primeira quinzena de setembro.
A Figura a seguir ilustra a evolução diária do preço nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, em 2024 e a parcial de 2025.

O preço do bezerro, embora seja o destaque de valorização na parcial de 2025 (clique aqui), iniciou o mês de outubro em leve queda (segunda Figura), o que contribuiu para diminuir o ágio da categoria de reposição, ainda que de modo discreto nesse começo de outubro.
A Figura a seguir ilustra a evolução diária do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça, em 2024 e a parcial de 2025.

O preço do boi gordo acumulou queda de 3,5% em 2025, até a parcial de outubro (3), enquanto no mesmo intervalo de tempo o preço do bezerro subiu 10,2%, como mostram os dados da terceira Figura.
A Figura apresenta a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea) e do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), ao longo de 2025.

A expectativa é que o descolamento do preço do bezerro e do boi gordo diminua nesse final de 2025, impulsionado pela expectativa de maior recuperação no preço do animal pronto para o abate no período.
Vale destacar que a cotação média do dólar em setembro de 2025 de R$5,37 acumulou o quinto mês consecutivo de queda e no menor desde maio de 2024. Na parcial do ano, até o final de setembro, frente ao valor que encerrou 2024, a queda foi de 13,9%. O Farmnews também comparou o preço do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de setembro, entre 2018 e 2025, em moeda nacional (clique aqui) e em dólares (clique aqui).
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!























