Preço do bezerro renova máxima em junho e segue descolado do boi gordo

O preço do bezerro renovou a máxima na parcial do ano em junho e se mantém descolado do boi gordo na primeira metade de 2025.
O preço da categoria de reposição voltou a subir (clique aqui), após um período mais pressionado em maio devido também a queda na relação de troca com o boi gordo devido a maior pressão no preço do animal pronto para o abate naquele período (clique aqui).
Contudo, na parcial de junho o preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) voltou a subir, inclusive alcançando o maior valor diário de 2025 (primeira Figura). A alta em junho (10) foi de 12,0% frente ao valor que encerrou 2024.
A Figura a seguir ilustra a evolução diária do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça em 2024 e a parcial de 2025.

O preço do boi gordo também mostrou sinais de recuperação no início de junho (clique aqui) e, apesar da perspectiva otimista para a segunda metade do ano (clique aqui), ainda acumula leve queda frente ao valor que encerrou, ao contrário do bezerro (segunda Figura). Isso porque apesar do boi gordo (Cepea) subir 2,0% em junho (10) quando ao último valor de maio, frente ao final de 2024 o preço segue em queda, de 1,6%.
O preço do bezerro renovou a máxima diária em junho (10), com alta de 3,1% frente ao valor que encerrou maio e alta de 12,0% no ano (frente ao final de 2024).
A Figura apresenta a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea) e do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), ao longo de 2025.

O valor médio do bezerro na parcial de junho (até o dia 10) ficou pouco abaixo da média observada em maio, interrompendo, pelo menos por enquanto a quinta alta mensal consecutiva no preço da categoria de reposição. Como ainda estamos no primeiro terço do mês e com a expectativa de alta na categoria de reposição, a tendência é que em junho nova alta, em valores médios, aconteça em junho de 2025 (terceira Figura).
O Farmnews inclusive atualizou os dados do preço corrigido do bezerro entre 2010 e a parcial de junho de 2025. Clique aqui!
A Figura apresenta os valores médios nominais do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça, entre janeiro de 2020 e a parcial de junho de 2025 (até o dia 10).

Como temos discutido no Farmnews, a expectativa é otimista para a segunda metade de 2025, seja pela redução da oferta de animais devido ao forte ritmo de abate de fêmeas nos últimos anos (clique aqui), como pela demanda por carne bovina que, segue aquecida, especialmente quando o assunto é o mercado externo.
Vale lembrar que além do recorde de vendas em 2025, até maio (clique aqui), a exportação de carne bovina do Brasil caminha para novo recorde para um mês de junho, no ano, caso o ritmo de embarque permaneça próximo dos patamares observados na primeira semana do mês (clique aqui).
A exportação de bovinos vivos do Brasil em maio de 2025 somou o equivalente a US$104,82 milhões, novo recorde para o período do ano (primeira Figura) e mais que o dobro do valor praticado em maio de 2024 (US$46,83 milhões). Clique aqui e confira os dados!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!