quinta-feira, novembro 13, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço do bezerro: variação anual, de 2020 à parcial de agosto de 2025

O Farmnews atualizou os dados que mostram a variação anual do preço do bezerro, de 2020 à parcial de agosto de 2025.

Afinal, como se comportou o preço médio nominal do bezerro quando comparado ao mesmo período do ano anterior ao longo dos últimos anos, ou seja, desde janeiro de 2020?

Vale lembrar que o Farmnews também apresentou dados que mostram a evolução mensal do preço do bezerro, de 2020 à parcial de agosto de 2025. Clique aqui e confira!

A Figura ilustra a variação do preço médio do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por cabeça, frente valor nominal no mesmo período do ano anterior, entre janeiro de 2020 e a parcial de agosto de 2025 (até o dia 22).

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do bezerro na parcial de agosto de 2025, média até o dia 22, foi 38,0% acima da média nominal de agosto de 2024 e o décimo segundo mês consecutivo de alta quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Vale lembrar que a última vez que o preço do bezerro caiu em relação ao mesmo período do ano anterior foi justamente em agosto de 2024, quando o valor foi 0,3% abaixo da média nominal de agosto de 2023.

Apesar da expetativa de alta ao longo do restante do ano, mesmo que em condições diferentes daquelas observadas em 2024 (clique aqui), o preço da categoria em agosto de 2025 apresentou alta menor que a verificada em julho de 2025 frente ao mês anterior (Figura acima). Isso porque o ritmo de alta do bezerro caiu em agosto de 2025, ao contrário do animal pronto para o abate (clique aqui) e o que favoreceu inclusive a melhora no poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho.

O indicador que mede o poder de compra do pecuarista, de arrobas de boi gordo por bezerro, embora tenha caído frente ao mês anterior, segue próximo da máxima para um mês de agosto, em 2025. Clique aqui e confira os dados!

Vale mencionar também que apesar da recuperação em agosto (22), o mercado futuro do boi gordo foi bastante pressionado ao longo de agosto (clique aqui), contrariando o movimento de recuperação no mercado físico. Claro, com a maior proximidade dos vencimentos, o ágio entre o físico e futuro tende a diminuir. No entanto, é importante destacar o tamanho da queda na expectativa de valorização (clique aqui), o que merece atenção e também para o fato de o mercado futuro precificar, como em novembro, um valor em 2025 menor que o observado em 2024 (clique aqui).

E apesar de mais pressionados em agosto, os contratos em aberto, por vencimento, no mercado futuro do boi gordo mostraram uma maior estabilidade ao longo de agosto. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews também atualizou os dados do preço em dólares do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de agosto, entre 2018 e a parcial de 2025. Clique aqui e confira!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares