Mercado

Preço do boi gordo na mínima de 2023 no início de agosto

O preço do boi gordo renovou a mínima do ano no início de agosto, com média mensal no menor valor nominal desde agosto de 2020.

O preço médio nominal do boi gordo alcançou, no início de agosto, média até o dia 4, o menor valor desde agosto de 2020, como mostram os dados da Figura abaixo.

A Figura apresenta os dados médios do preço nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, entre janeiro de 2020 e a parcial de agosto de 2023 (até o dia 4).

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço do boi gordo caiu para o menor valor desde agosto de 2020 na parcial de agosto de 2023, com média de R$238,7 por arroba.

Embora o mês de agosto esteja apenas começando o valor médio até o dia 4 já mostra queda de 23,8% em relação ao valor nominal praticado em agosto de 2022, como revelam os dados da segunda Figura.

A Figura apresenta os dados do preço nominal do boi gordo (Cepea) nos meses de agosto, em Reais por arroba, entre 2010 e a parcial de 2023 (média até o dia 4).

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A queda de 23,8% entre os meses de agosto de 2023 e agosto de 2022, caso confirmada nesses patamares, será a maior queda para o período analisado, desde 2010, inclusive muito acima da perda observada no ciclo de baixa anterior, em 2017, quando em agosto daquele ano o preço do animal pronto para o abate caiu 11,2% frente ao mesmo período de 2016.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Isso mostra a intensidade da queda no preço do mercado pecuário em 2023, devolvendo o ganho observado em 2021 (Figura acima), quando o boi gordo valorizou 37,9% frente a 2020. Aliás, em 2020 a alta em relação a 2019 foi de 48,0%.

A questão importante é que embora o comportamento de preço seja cíclico e haja uma perspectiva de reversão de preço a partir do próximo ano, com a gradativa recuperação do preço das categorias de reposição, o custo de produção é um fator preocupante e especialmente aqueles que investiram em rebanho nos anos anteriores, com preços dos animais em patamares altos, estão em um momento ainda mais desafiador.

A Figura ilustra a evolução mensal do preço nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, dentro de cada ano, desde 2020.

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Para o segundo semestre, seguimos com uma perspectiva melhor de preço, sem exagero, pois como temos comentado, a oferta de vacas tende a diminuir e o consumo doméstico apresentar uma maior recuperação, apresar da forte concorrência com o preço do frango.

O mercado futuro do boi gordo (clique aqui) segue bastante pressionado e especulado, aumentando a incerteza do pecuarista. Além do consumo doméstico fraco, os dados de exportação de carne bovina do Brasil em julho caíram, especialmente do preço que alcançou o menor patamar para um mês de julho desde 2020, o que contribuiu para manter em evidência o cenário baixista nesse momento.

O Farmnews atualizou também os dados a relação de preço do boi gordo e da carne bovina brasileira para exportação e destaca sua importância para o mercado pecuário nacional. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo