Preço do boi gordo nos meses de agosto, de 2010 à parcial de 2024
O Farmnews atualizou os dados do preço do boi gordo em agosto, que voltou a subir frente ao mesmo período do ano anterior em 2024.
O preço médio nominal do boi gordo na parcial de agosto de 2024 de R$234,1 por arroba voltou a subir frente ao mesmo período do ano anterior, após 2 anos consecutivos de queda entre os meses de agosto, como mostram os dados da primeira Figura abaixo.
A Figura ilustra a evolução do preço nominal do boi gordo (Cepea) nos meses de agosto, de 2010 à parcial de 2024 (média até o dia 23).
O preço do boi gordo mostra sinais de recuperação e o valor médio parcial de agosto, em 2024, voltou a ficar acima do preço médio nominal praticado no mesmo período do ano anterior.
Apesar da recuperação, o preço do boi gordo ainda segue distante dos valores observados nos anos anteriores (segunda Figura), mas sinaliza uma perspectiva mais favorável nos meses à frente e especialmente nos próximos anos.
Isso porque após uma primeira metade de 2024 com abate recorde de bovinos (clique aqui), a expectativa é que o ritmo de abate de fêmeas comece a diminuir, tanto pela proximidade da estação reprodutiva em 2024 como da gradativa alta no preço da reposição.
E por falar no comportamento do preço da reposição, vale destacar também que o comportamento do preço corrigido do bezerro no longo prazo sinaliza esse momento de reversão de ciclo, para alta, com a gradativa recuperação dos valores da categoria de reposição. Clique aqui!
A Figura apresenta os dados médios nominais do preço do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, entre janeiro de 2020 e a parcial de agosto de 2024 (média até o dia 23).
O mercado futuro do boi gordo para os contratos com vencimento na segunda metade de 2024 também subiram em agosto, inclusive com o preço esperado para outubro alcançando o maior valor desde o final de junho. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews traz em seu painel de cotações, a curva diária do preço físico e futuro do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e acompanhe!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!
Um Comentário