Mercado

Preço futuro do boi gordo dispara e maio alcança maior patamar em 30 dias

O preço futuro do boi gordo para maio de 2025 disparou no início da segunda semana de março (10), com o vencimento de maio alcançando o maior patamar em 30 dias.

A primeira semana de março foi de muita volatilidade (clique aqui), também devido a suspensão temporária de 3 plantas exportadoras de carne bovina do Brasil para a China. Pois é, mas apesar desse fato, as exportações de carne bovina do Brasil dispararam nesse início de março (clique aqui), mais que dobrando o ritmo médio diário de embarque quando comparado a março de 2024.

E além de outros fatores, como oferta restrita e uma perspectiva otimista para 2025, os dados parciais de exportação impulsionaram os preços futuros do boi gordo na B3, como mostram os dados para vencimento em maio de 2024 (primeira Figura).

A Figura abaixo ilustra a evolução diária do preço do boi gordo no mercado futuro, para maio de 2025 (B3) em Reais por arroba.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para maio de 2025 foi cotado a R$307,0 por arroba em março (10), considerando os valores do after-market, o maior patamar desde o início de fevereiro.

E vale destacar que além da volatilidade, como temos destacado no Farmnews, o investidor Pessoa Física passou liderar o saldo na posição de venda em março (clique aqui), o que aumenta o risco de uma maior pressão pelos demais investidores Pessoa Jurídica, na “mão contrária” e com maior capacidade financeira e liquidez.

A gestão de risco é fundamental nesse mercado, pois além da volatilidade comum ao mercado na B3, o cenário que favorece um ambiente de alta devidos aos fundamentos de longo prazo. Aliás, os contratos com vencimentos mais longo, especialmente a partir da segunda metade de 2025 precificam esse movimento de recuperação (segunda Figura).

Acompanhe - O Farmnews indica!

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre março e outubro de 2025, em Reais por arroba, no dia 10 de março, considerando os valores do after-market.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

Vale destacar que a exportação de carne bovina in natura do Brasil somou 190,46 mil toneladas métricas em fevereiro de 2025, valor 6,3% acima do recorde anterior, de 2024, quando somou 179,12 mil toneladas e muito acima dos valores praticados no mesmo período dos anos anteriores (clique aqui).

Apesar de um mercado de exportação em patamares recordes, o mercado doméstico se mantém mais lento nesse início de 2025. O setor varejista paulista volta a sofrer com a lentidão das vendas de carne bovina, pressionando os preços no início de março. Clique aqui e saiba mais do assunto!

 Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo