quarta-feira, janeiro 7, 2026

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço futuro do boi gordo iniciou 2026 em alta, apesar da decisão chinesa

O preço futuro do boi gordo iniciou 2026 em alta, mesmo com a decisão chinesa de criar tarifa adicional ao que exceder o limite da cota de importação de carne bovina estabelecida ao Brasil.

Em um dia de pouco liquidez, o mercado futuro do boi gordo voltou a subir, após quedas consecutivas no final de dezembro. Vale lembrar que no final de 2025 os contratos para 2026 renovaram a mínima para o vencimento (clique aqui).

A tarifa de importação de carne bovina pela China deve incidir sobre um total em torno de 600 mil toneladas, o que representaria algo perto de US$2,90 bilhões em para o Brasil apenas em 2026.

De acordo com a decisão, em 2026, o Brasil poderá exportar para a China, sem a cobrança de tarifa adicional de 55,0%, 1,106 milhão de toneladas em carne bovina. Em 2027 e 2028 esse valor subiria um pouco, para 1,128 e 1,154 milhão de toneladas respectivamente, mas ainda muito longe do que o país asiático importou do Brasil em 2024 e 2025, por exemplo.

O fato é que considerando os valores médios mensais de embarque de carne bovina do Brasil, a cota de 1,106 milhão de toneladas deve ser alcançada ao longo da segunda metade de 2026, o que permite ao governo negociar condições mais favoráveis ao País. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews também discutiu para o fato da decisão, embora muito negativa, deve ser avaliada com cautela, pois além da demanda anual por importação de carne bovina pelo país asiático girar em torno de 4,00 milhões de toneladas em equivalente carcaça ao ano, a demanda chinesa cresce mais que a capacidade de produção. Restringir a oferta do Brasil pode pressionar a inflação por lá e contribuir nas negociações de, ao menos, aumentar o limite de cota do Brasil.

A Figura apresenta a evolução diária do preço esperado do boi gordo para janeiro de 2026 (B3, valor de ajuste), em Reais por arroba.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo voltou a subir no início de 2026, após renovar a mínima para o vencimento de janeiro, mas ainda cotado abaixo da referência no físico (Tabela).

O contrato para janeiro segue precificando queda frente ao valor praticado no mercado físico (indicador Datagro). Ao longo do ano, no entanto, a expectativa é de uma gradativa recuperação no preço esperado da arroba, como inclusive mostram os dados apresentados na Tabela abaixo.

A Tabela apresenta os dados do preço do boi gordo no físico (Datagro) e futuro (B3), para os vencimentos entre dezembro de 2025 e outubro de 2026, avaliado em Reais por arroba, entre 22 de dezembro e 2 de janeiro.

preço futuro do boi gordo

Ao longo da semana entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro o mercado futuro do boi gordo ficou praticamente estável para os contratos que vencem a partir de junho e mais pressionados para os contratos mais próximos do vencimento. Os contratos que vencem na primeira metade de 2026 seguem inclusive mais próximos do valor praticado no mercado físico (Datagro), indicando, pelo menos por enquanto, um período de maior estabilidade.

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre janeiro e outubro de 2026, em Reais por arroba, no dia 2 janeiro, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

O Farmnews também comparou o poder de compra do boi gordo em 2025 com a categoria de reposição, o milho, a soja, o fertilizante e a camionete. Clique aqui e confira!

Veja também que o Farmnews atualizou os dados do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja, valores médios nominais, nos anos de 2018 a 2025. Afinal, como se comportaram os preços médios das commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, entre os anos de 2018 e 2025, em valores nominais? Clique aqui e confira!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares