Mercado

Preço futuro do boi gordo menos volátil e mais firme no final de maio

O Farmnews Indica

O preço futuro do boi gordo oscilou menos ao longo da última semana de maio e, além de mais estável, subiu pelo segundo dia consecutivo em maio (29).

Após dias mais turbulentos (clique aqui) desde a divulgação do caso da gripe aviária, no início da segunda quinzena de maio, o mercado futuro do boi gordo voltou a oscilar menos nesse final de mês. O contrato futuro do boi gordo para vencimento em outubro, além de menos especulado, ficou mais firme e cotado acima de R$340,0 por arroba em maio (29), como mostram os dados da primeira Figura.

É importante destacar que o Brasil foi reconhecido pela OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) como país livre de aftosa sem vacinação. Essa conquista pode refletir no acesso a novos mercados importadores de carne bovina.

Pois é, se os dados em 2025 já são recordes para o mercado de exportação de carne bovina (clique aqui), a demanda internacional pelo produto brasileiro pode aumentar ainda mais. Aliás, o Farmnews tem apresentado dados que mostram o aumento da participação de outros países importadores, como EUA, México, Filipinas etc, que diminuem gradativamente a importância chinesa para o País (clique aqui). Claro a China é, de longe o principal mercado comprador de carne bovina do Brasil e deve seguir assim, inclusive aumentando o ritmo de compra. Mas é importante diversificar e diminuir a concentração chinesa!

A Figura ilustra a variação diária no preço do contrato futuro do boi gordo para vencimento em outubro (B3), em Reais por arroba, ao longo de 2025.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo segue mais firme nesse final de maio, enquanto o mercado físico alcançou o menor valor médio na parcial de maio desde outubro de 2024.

É importante reforçar o fato que o movimento de queda de preço do boi gordo no curto prazo (segunda Figura) não tem refletido na alternação do comportamento da “curva futura” do boi gordo na B3 (clique aqui). A tendência segue de gradativa valorização da arroba ao longo do ano!

O Farmnews apresentou a evolução mensal do preço nominal do boi gordo entre janeiro de 2020 e a parcial de maio de 2025 (clique aqui), destacando também para a variação no preço do boi gordo quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

E se por um lado o mercado de exportação de carne bovina do Brasil se mantém em alta e com cenário promissor, a perspectiva quanto a demanda doméstica por carne bovina segue mais incerta no curto prazo (clique aqui), especialmente diante das consequências na queda da exportação de carne de frango do Brasil.

E por falar no assunto, no final de maio (28) foi observado queda mais significativa no preço do frango congelado no atacado paulista (clique aqui). É importante acompanhar o comportamento do preço do frango e do suíno. Vamos ficar atentos!

A Figura apresenta a evolução diária do preço nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, ao longo de 2024 e 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

Afinal, entre os principais países importadores de carne bovina em abril de 2025, qual deles pagam mais pelo produto brasileiro? Diante do cenário de preço em recuperação e dos patamares recordes de embarque de carne bovina do Brasil, um dos leitores perguntou sobre o preço pago entre nossos principais países importadores. Clique aqui e confira!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo