Mercado

Preço futuro do boi gordo para 2025 frente ao físico em junho (5)

O Farmnews Indica

O Farmnews comparou o preço futuro do boi gordo para os vencimentos ao longo de 2025 e início de 2026 frente a referência no físico em junho (5).

Vale destacar que o preço do boi gordo no mercado físico voltou a subir no início de junho, após um período de queda, comum ao período de safra (clique aqui). Esse movimento de recuperação no preço do boi gordo refletiu na alta da expectativa futura de preço da arroba, com os vencimentos ao longo de 2025, precificando valorização (clique aqui).

Apesar de um início de junho em alta, o mercado futuro do boi gordo e voltou a cair em junho (5), com o contrato para vencimento em outubro acumulando a maior perda e, novamente próximo de R$340,0 por arroba, como mostram os dados da primeira Figura.

Como temos destacado no Farmnews, o mercado futuro do boi gordo oscila e movimentos de queda pontuais são muitas vezes comuns, mesmo em uma tendência de alta. Por isso é sempre importante a estratégia e gestão de risco. É importante destacar também que o mercado futuro para outubro, por exemplo, precificava uma alta de cerca de R$40,0 por arroba no início de junho e é até certo ponto esperado movimentos de queda que diminuem a diferença entre o preço esperado e atual da arroba. Aliás, esses movimentos de queda podem ser oportunidade para muitos investidores, como também os de alta podem ser igualmente oportunidades para os que esperam um cenário de baixa para o final do ano. Cada um com sua estratégia.

A Figura ilustra a evolução diária do preço esperado do boi gordo para vencimento em outubro de 2025, segundo dados da B3, em Reais por arroba, ao longo de 2025.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo, apesar da queda em junho (5), segue acima da referência no físico, projetando alta para os vencimentos até fevereiro de 2026 (segunda Figura).

A perspectiva é otimista, tanto devido a queda na oferta de animais prontos para o abate, especialmente pela retenção de fêmeas para reprodução, estimulada pela recuperação no preço do bezerro, como pelo aumento na demanda por carne bovina. E por falar na demanda de carne bovina, a exportação de carne bovina do Brasil renovou a máxima histórica para um mês de maio, em 2025, em receita e embarque (clique aqui)

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre junho de 2025 e fevereiro de 2026, em Reais por arroba, no dia 5 de junho, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

É importante destacar também que o preço da carne de frango no atacado despencou no início de junho, como consequência da gripe aviária e da queda nas exportações do produto brasileiro. Aliás, o preço do frango no atacado paulista caiu mais de 15,0% desde a véspera da divulgação do caso no Brasil. Clique aqui e saiba mais!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo whatsapp

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo