Preço futuro do boi gordo para 2025 frente ao físico em maio (26)

O Farmnews comparou os dados preço futuro do boi gordo para 2025 frente a referência no físico em maio (26).
O fato é que o mercado futuro do boi gordo iniciou a última semana de maio em leve queda, com exceção do vencimento para maio que, já caminha para o seu final.
Apesar da leve queda em maio (26), para os vencimentos entre junho e dezembro, o valor esperado do boi gordo para os respectivos meses segue acima da referência no físico, ou seja, precificando valorização (primeira Figura).
A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre maio e dezembro de 2025, em Reais por arroba, no dia 26 de maio, considerando os valores do ajuste.

O preço futuro do boi gordo se mantém descolado, para cima, da referência no físico em maio (26), precificando a máxima de 2025 em dezembro.
Como temos destacado, os valores dos vencimentos ainda devem mudar de modo significativo ao longo do restante do ano, mas, a atenção ao comportamento da “curva” futura mostra a perspectiva, especialmente para os últimos meses de 2025.
O interessante é observar também que o mercado, bastante volátil e especulado desde a divulgado do caso da gripe aviária, foi menos “nervoso” nesse início da última semana de maio, com os preços oscilando menos comparado aos dias anteriores (clique aqui).
A Figura ilustra a variação diária no preço do contrato futuro do boi gordo para vencimento em outubro (B3), em Reais por arroba, ao longo de 2025.

Os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil, até a 4ª semana de maio de 2025, mostraram, além da possibilidade de novo recorde de embarque, nova alta no preço de venda. Clique aqui e saiba mais! Pois é, e enquanto a exportação de carne bovina segue renovando as máximas históricas, no mercado interno o cenário é mais incerto (clique aqui), pelo menos no curto prazo, ainda diante dos desafios do esperado aumento da oferta de carne de frango no mercado interno devido a queda nas exportações da proteína do Brasil
E por falar no preço da carne bovina brasileira no mercado internacional, em recuperação, o Brasil apresentou os dados que mostram a evolução do valor de compra do nosso principal país importador, a China. Clique aqui!
O Farmnews também apresentou dados do ágio do preço da carne bovina exportada em relação ao boi gordo entre 2020 e a primeira metade de maio de 2025. Clique aqui e confira!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!