quinta-feira, janeiro 22, 2026
[bsa_pro_ad_space id=11]

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço futuro do boi gordo sobe forte e recupera patamar perdido no início de 2026

O preço futuro do boi gordo voltou a subir forte em janeiro (19), recuperando o patamar perdido no início do mês.

O mercado futuro do boi gordo acumulou perdas nas primeiras semanas de janeiro de 2026, influenciado pelas incertezas com relação ao limite de cota de exportação de carne bovina do Brasil para a China, sem tarifa adicional.

O preço futuro do boi gordo inclusive foi cotado próximo dos valores mínimos na primeira metade de janeiro (clique aqui). No entanto, em janeiro (19) os preços voltaram a subir forte, recuperando o patamar de R$320,0 por arroba para o contrato com vencimento em janeiro, como mostram os dados da primeira Figura.

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre janeiro e outubro de 2026, em Reais por arroba, no dia 19 janeiro, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo precifica alta para todos os contratos com vencimento em aberto em 2026, frente ao físico, na parcial de janeiro (19).

O mercado futuro do boi gordo voltou a subir após uma sequência negativa na primeira metade de janeiro.

Vale lembrar que apesar das incertezas com relação a China, os dados parciais de exportação de carne bovina do Brasil até a terceira semana de janeiro (11 dias úteis) apresentaram média diária de embarque 40,0% acima do observado em janeiro de 2025, o que aumenta a expectativa de novo recorde de vendas para um mês de janeiro, em 2026 (clique aqui).

A alta de preço no mercado futuro em janeiro (19) fez aumentar a diferença entre o preço esperado e atual da arroba (indicador Datagro), como mostram os dados da segunda Figura.

A Figura apresenta a expectativa de alta ou baixa dos contratos futuros do boi gordo entre janeiro e outubro de 2026, frente ao físico (Datagro), em janeiro (19), em Reais por arroba.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

A diferença de preço entre o valor esperado (B3) e o preço atual da arroba no mercado físico (Datagro) subiu forte em janeiro (19). A expectativa de alta para o vencimento em janeiro de 2026, já próximo do vencimento alcançou o maior patamar desde dezembro (11), em torno de R$4,0 por arroba. A perspectiva, apesar das incertezas, segue otimista para 2026.

O número de contratos em aberto na B3, após iniciar o ano em patamares muito abaixo do que encerrou 2026, mostra sinais de recuperação (clique aqui) e deve ficar mais aquecido e especulado com o passar dos meses o que requer atenção.

É importante observar o comportamento de preço do bezerro que se mantém como o destaque positivo no início de 2026 (clique aqui). O preço do bezerro iniciou o ano descolado, para cima, de 2025, acumulando o quarto mês consecutivo de alta e renovando a máxima para um mês de janeiro. Clique aqui e confira os dados!

Por outro lado, o preço do boi gordo iniciou 2026 mais pressionado, com o valor cotado pouco abaixo do observado no mesmo período do ano anterior (clique aqui) e também abaixo da média nominal de janeiro de 2025.

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttps://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares