Como está o comportamento de preços das carnes em 2017?
O Foodnews apresenta os dados de variação dos preços das carnes no varejo paulista nos últimos meses.
Veja como tem sido o comportamento dos preços médios da carne bovina, suína e do frango, segundo dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola, desde janeiro de 2016.
A Tabela abaixo destaca os dados dos preços das carnes no varejo paulista.
Vale destacar que os preços referem-se a média de valores apuradas para cortes de bovinos, suínos e de frango inteiro, limpo, no varejo paulista.
O fato é que apesar da variação observada nos preços das carnes nos últimos meses, no acumulado desde janeiro de 2016 todas apresentaram alta.
Contudo, de janeiro de 2016 até setembro de 2017 a maior alta ocorreu para a carne suína, seguido do bovino e do frango.
Os cortes de suínos subiram em média, 4,74% desde janeiro de 2016, enquanto os bovinos apresentaram alta de 1,32% e o frango permaneceu praticamente estável (0,5%).
A Figura a seguir ilustra melhor a variação dos preços das carnes no varejo paulista.
Os dados apresentados acima indicam que dos preços das carnes avaliados, o suíno e o frango foram as que apresentaram maior amplitude de variação no período. Os cortes de suíno variaram entre a mínima de -3,05% e a máxima de 7,85% desde janeiro do ano passado. Já o frango variou de -3,33% a 7,00% no mesmo período.
O Foodnews destaca a trajetória de sucesso da carne bovina ao longo dos anos, saindo de grande vilã nos anos 70 para um cenário completamente diferente hoje! Clique aqui e saiba mais!
E por falar nisso, o Foodnews também apresenta o ranking dos principais países consumidores de carne bovina, em 2016, segundo a FAO/USDA.
O mundo consumiu, em 2016, cerca de 58,74 milhões de toneladas de carne bovina. Isso equivale a um consumo médio de 7,90 kg de carne bovina por habitante ao ano. Clique aqui!
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!