Preços das commodities agrícolas no 1° trimestre de 2018
O Farmnews destaca para o comportamento de preços das commodities agrícolas ao longo do 1° trimestre de 2018.
Claro, vamos nos concentrar nos preços das commodities agrícolas que analisamos rotineiramente no Farmnews, ou seja, o boi gordo, bezerro, milho e soja.
Mas afinal, como se comportou os preços das commodities agrícolas, em valores nominais, nesses 3 primeiros meses de 2018? A Figura a seguir ilustra a variação acumulada diária dos preços das commodities, segundo indicador Cepea/Esalq.
Como os dados da Figura acima ilustram, dos preços das commodities agrícolas, os destaques ficam para os preços do milho e da soja nesses primeiros 3 meses de 2018.
O preço do milho acumulou alta de quase 20,0% de janeiro a março de 2018, enquanto a alta da soja no mesmo período foi de 11,0%. Nesse aspecto, vale destacar os efeitos negativos da seca na Argentina para a produção de grãos daquele país (clique aqui).
O cenário negativo no Brasil fica para os preços do mercado pecuário que, seguem praticamente estáveis em 2018. O boi gordo acumulou leve queda no 1° trimestre de 2018 (-1,6%) e o bezerro alta de 5,7%.
A estabilidade dos preços do mercado do boi gordo em 2018 e a escalada de valorização dos grãos tem elevados os custos do confinamento. Os dados de fevereiro e março de 2018 do ICBC (clique aqui) revelam uma forte alta nos custos de produção dos bovinos confinados.
O Farmnews atualiza para a variação acumulada dos preços das commodities na última década, ou seja, entre os anos de 2008 e 2017. Afinal, qual das commodities apresentaram a maior variação acumulada desde janeiro de 2018, boi gordo, bezerro, milho ou soja? Clique aqui e descubra!
O Farmnews apresenta o comportamento de preços do boi magro, garrote e do bezerro, de janeiro de 2017 a março de 2018. Clique aqui e confira!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!