Mercado

Relação de preços do boi gordo e do milho em forte queda

O Farmnews atualiza a relação de preços do boi gordo e do milho, de janeiro de 2017 a março de 2018.

O fato é que a recente escalada de alta dos preços do grão derrubaram a relação de preços do boi gordo e do milho e colocaram em risco a viabilidade da atividade confinada neste primeiro semestre de 2018.

A Figura a seguir ilustra a relação de preços do boi gordo e do milho, avaliada diariamente, desde janeiro de 2017, segundo dados do indicador Cepea/Esalq.

 

preços do boi gordo e do milho
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Como a Figura acima destaca, o poder de compra do pecuarista, a partir da venda de 1 arroba de boi gordo, diminuiu sensivelmente quando a intenção é a compra de milho. Isso porque neste final de março, com uma arroba de boi gordo é possível comprar menos de 3,5 sacas de milho (em São Paulo).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E em agosto de 2017, por exemplo, o poder de compra do pecuarista estava acima de 5,0 sacas de milho por cada arroba de boi gordo.

Aliás, a relação de preços do boi gordo e do milho, em março de 2018, é a menor ao longo dessa série, desde janeiro de 2017.

E o resultado dessa queda da relação de preços do boi gordo e do milho é o aumento dos custos de produção da engorda confinada. E por falar nisso, os primeiros sinais de alta nos custos de produção nos confinamentos já começou a ser visto em fevereiro (clique aqui).

E por falar em custo, o Farmnews destaca alguns temas e materiais que visam introduzir o custo da fazenda aos menos familiarizados com o assunto. Apresentamos materiais auxiliares e temas que tratam de fluxo de caixa, controle de custos, orçamento, projeção de rebanho, análise de resultado e muito mais. Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo