Mercado

Primeira metade de agosto: preço do boi gordo foi o destaque negativo

Na primeira quinzena de agosto o preço do boi gordo foi o destaque negativo entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews.

Isso porque entre o fim de julho e a parcial de agosto (15), o preço do boi gordo caiu quase 10,0%, queda maior comparado ao bezerro, soja e milho. No acumulado do ano a queda foi de 22,9%, perda maior que a do bezerro e a soja, como revelam os dados da Figura abaixo.

A Figura ilustra a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e da soja (Cepea, Paranaguá-PR), ao longo de 2023, até a parcial de agosto (15).

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço do boi gordo caiu 9,3% entre o final de julho e a primeira metade de agosto, valor maior que o observado para o bezerro (-3,1%), soja (-1,1%) e o milho (-0,5%).

Apesar da maior queda do boi gordo na parcial de agosto, no acumulado do ano o milho segue com a maior perda, acumulando desvalorização de 38,0% desde o final de 2022. O fato é que apesar do recorde de exportação de milho do Brasil na parcial de 2023 (clique aqui), o preço do grão segue nos renovando a mínima mensal em agosto (clique aqui). O Farmnews atualizou os dados de produção e estoque mundial de milho para a safra 2023/24. Clique aqui e saiba mais!

No caso da soja, apesar da leve queda em agosto, o preço apresentou recuperação em julho e com isso, passou a cair menos que o boi gordo (Figura). Vale destacar que o estoque mundial de soja para 2023/24 foi revisado para baixo em agosto de 2023, mas segue acima do observado na safra passada. Clique aqui e confira!

O bezerro foi o que acumulou a menor perda na parcial de 2023, até a primeira quinzena de agosto, o que aumenta a expectativa de uma maior estabilidade no preço da categoria e um possível indício de reversão do ciclo de queda no próximo ano. E por falar no preço do bezerro, o Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do bezerro entre 2010 e a parcial de agosto de 2023. Clique aqui!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O fato é que o preço do boi gordo segue no foco de atenção, inclusive com o mercado futuro despencando (clique aqui) e aumentando a incerteza do pecuarista em um cenário pontual que favorece a queda, caracterizado por uma oferta elevada de animais para o abate e consumo doméstico de carne bovina fraco.

O Farmnews inclusive atualizou os dados da variação do preço do boi gordo entre os meses de agosto, de 2010 a parcial de 2023. Clique aqui!

O Farmnews também apresentou dados que mostram a evolução do preço corrigido do boi gordo entre 2010 e a parcial de agosto de 2023. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo