Mercado

Principais destinos da carne bovina brasileira em 2021

O Farmnews apresenta os principais destinos da carne bovina brasileira no mercado internacional em 2021.

Confira a participação na receita dos principais países importadores de carne bovina do Brasil no consolidado final de 2021 (Figura).

Vale lembrar que a receita de exportação de carne bovina do Brasil foi recorde em 2021, alcançando US$8,0 bilhões e, 7,6% acima do observado em 2020, apesar da queda no ritmo de embarques devido a temporária suspensão das vendas para a China nos últimos meses do ano.

Os embarques em 2021 caiu 9,3% frente a 2020, com as vendas passando de 1,72 milhões de toneladas em 2020 para 1,56 milhões de toneladas de carne bovina em 2021. Aliás, esse foi o menor valor desde 2018.

Os dados finais da exportação de carne bovina em 2021 mostram queda no embarque e confirma receita e preço recordes. Clique aqui e saiba mais do assunto!

A Figura a seguir ilustra a participação, por país, na receita total do mercado de exportação de carne bovina do Brasil em 2021.

carne bovina brasileira
Fonte: Dados do MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

A China foi o principal importadores de carne bovina brasileira, com praticamente metade de participação na receita do Brasil em 2021.

Vale lembrar que em 2020 a participação chinesa foi de 54,0%, uma vez que em 2021 a suspensão das compras por um período do ano impediu uma nova alta no ano, embora a perspectiva para 2022 seja de embarques ainda maiores comparado aos anos anteriores.

O interessante é observar que considerando as compras chinesas e por Hong Kong, a participação combinada se aproxima de 60,0%. O fato é que apesar do enorme potencial de crescimento das compras chinesas para os próximos anos, essa concentração igualmente aumenta a preocupação e o risco. Em 2021 inclusive pudemos sentir o impacto nos preços do boi gordo devido a suspensão temporária das vendas para a China, com o preço do animal para abate apresentando a maior queda mensal em 15 anos.

E além da China e Hong Kong, Chile, Estados Unidos e Egito completam a lista dos principais destinos da carne bovina brasileira em 2021.

E por falar em exportação é importante entender o comportamento do câmbio e a expectativa para 2022. O ano de 2021 foi histórico para o agronegócio e o dólar foi fundamental para os valores recordes de exportação do ano. Clique aqui e confira os dados do dólar, média anual ao longo dos últimos anos e, a perspectiva para 2022!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Principais destinos da carne bovina brasileira em 2021 was last modified: by

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: