Mercado

Principais importadores de milho do Brasil no 1º semestre de 2023

O Farmnews atualizou os dados de compra dos principais importadores de milho do Brasil na primeira metade de 2023.

E antes de apresentar os dados dos principais importadores de milho do Brasil, vale destacar que a receita de exportação subiu no 1º semestre de 2023 quando comparado ao mesmo período de 2022, alcançando patamares recorde para o período, como ilustra a primeira Figura

A Figura ilustra a evolução da receita de exportação de milho do Brasil, em bilhões de dólares, no 1º semestre, entre os anos de 2018 e 2023.

Fonte: Dados do MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

O Brasil exportou o equivalente a US$3,40 bilhões em milho na primeira metade de 2023, valor 88,9% acima do praticado no mesmo período de 2022 e recorde histórico para o período do ano. Em termos de embarques, as vendas somaram 11,72 milhões de toneladas entre janeiro e junho de 2023, valor 86,5% acima do praticado no mesmo intervalo de tempo de 2022 (6,28 milhões de toneladas).

Esse aumento das vendas aconteceu devido ao forte aumento do ritmo de compra dos maiores importadores de milho do Brasil em 2023 e também pela China que, passou a importar milho do Brasil, o que não acontecia entre janeiro e junho de 2022, como destacam os dados da Tabela a seguir.

A Tabela apresenta os dados de compra dos principais importadores de milho do Brasil no 1º semestre de 2022 e 2023, em milhões de dólares, segundo dados do MDIC-SECEX.

Acompanhe - O Farmnews indica!

Entre os principais importadores de milho do Brasil, os 4 principais países compradores apresentaram forte aumento no ritmo de compra, ou seja, Japão, China, Coreia do Sul e Vietnã.

O Japão, nosso principal cliente, aumentou em 640,4% as compras na primeira metade de 2023 frente a 2022, enquanto a China, segundo maior comprador, já assumiu um papel de protagonismo no primeiro ano em que passou a importar milho do Brasil ao longo do 1º semestre do ano.

E é importante destacar que entre os maiores importadores de milho do Brasil, apenas o Irã apresentou queda em 2023 frente a 2022 (Tabela). Apesar do aumento das vendas internacionais, o preço do milho segue acumulando forte queda no mercado doméstico.

Aliás, o grão acumulou a maior queda entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews em 2023. E por falar no assunto, o Farmnews atualizou os dados do comportamento do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo de 2023 e na primeira metade de julho. Clique aqui!

Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados do mercado futuro do milho (clique aqui)

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Clara Estevam

Analista do mercado agro com o objetivo de fornecer informações úteis e de qualidade!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo