Quanto o Brasil exporta frente ao que produz de carne bovina? Dados de 2010 a 2025

O Farmnews atualizou os dados que mostram o quanto o Brasil exporta frente ao que produz de carne bovina.
Afinal, com o mercado de exportação de carne bovina brasileiro renovando as máximas (clique aqui) e com tendência de alta, o quanto ele representa do total que produzimos?
Antes, vamos apresentar os dados de produção e exportação de carne bovina do Brasil, segundo USDA, avaliados em milhões de toneladas em equivalente carcaça, de 2010 à estimativa de 2025, segundo dados de abril (primeira Figura).
A Figura apresenta dados de produção e exportação de carne bovina do Brasil, em milhões de toneladas em equivalente carcaça, segundo dados do USDA, entre 2010 e a expectativa para 2025 (estimativa de abril).

A produção de carne bovina do Brasil foi recorde em 2024 e deve seguir aumentando em 2025, assim como a exportação do produto brasileiro. Mas é importante observar que a exportação tem crescido em um ritmo maior que a produção, o que aumenta a importância do mercado internacional para o setor.
A China tem sido o principal responsável pelo aumento das vendas do Brasil ao longo dos últimos anos sendo, de longe, nosso principal país comprador (clique aqui). Contudo, vale destacar que a importância do país asiático, ainda que perto de 50,0%, tem perdido espaço para outros compradores que vem aumentando e, muito, o ritmo de compra, como os EUA, México, Filipinas entre outros.
E o reflexo de um mercado de exportação de carne bovina aquecido, especialmente do Brasil, é o aumento da importância desse mercado para a pecuária brasileira (segunda Figura). E, claro, uma pecuária valorizada atrai investimentos e segue estimulada a crescer ainda mais. É o que esperamos e acreditamos!
O quanto o Brasil exporta frente ao que produz de carne bovina tem aumentado nos últimos anos, superando o patamar de 30,0% desde 2024.
A Figura apresenta a participação da exportação de carne bovina no total produzido pelo Brasil ao longo dos anos, de 2010 à expectativa para 2025, segundo dados do USDA.

É interessante observar que entre 2010 e 2017 o Brasil exportava menos de 20,0% do que produzia de carne bovina. Atualmente o cenário mudou e a importância do mercado de exportação de carne bovina tem aumentado de modo expressivo.
Vale destacar que a maior participação internacional no mercado de carne bovina do Brasil também reflete na maior volatilidade de preço, algo que temos destacado no Farmnews e que cada vez mais vem fazendo parte da rotina dos produtores nacionais!
E você sabe, entre os principais países importadores de carne bovina em abril de 2025, quais deles pagam mais pelo produto brasileiro? Diante do cenário de preço em recuperação e dos patamares recordes de embarque de carne bovina do Brasil, um dos leitores perguntou sobre o preço pago entre nossos principais países importadores. Clique aqui e confira!
Em 2025 todos os principais países importadores aumentaram o preço médio de pago pela carne bovina brasileira. É importante observar também que apesar da queda na participação chinesa nas vendas de carne bovina do Brasil em 2025, o preço médio de venda para o país asiático alcançou o maior patamar em quase 2 anos. Clique aqui e confira os dados!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!