Mercado

Relação de preço da arroba do boi gordo por milho no pior valor desde março

A relação de preço da arroba de boi por milho foi a segunda menor do ano na parcial de novembro de 2020.

Pois é, a troca de arroba de boi gordo por saca de milho, ambos avaliados com preços baseados segundo indicador Cepea, foi a segunda menor do ano na parcial de novembro de 2020, perdendo apenas para o valor praticado em março (Figura).

A Figura a seguir ilustra a relação mensal de troca de arrobas de boi gordo por sacas de milho, em sacas por arroba, segundo dados do indicador Cepea, entre janeiro de 2017 a parcial de novembro de 2020.

relação de preço da arroba de boi gordo por milho
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação de preço da arroba de boi gordo por milho em novembro (13) de 3,53 sacas por arroba foi a segunda menor de 2020, até o momento, perdendo para o valor observado em março (3,49).

Vale lembrar que entre os meses de maio e setembro a relação de troca de milho por boi gordo ficou acima de 4,0 sacas por arroba, com a máxima de 4,46 observada em julho.

É importante destacar também que em novembro de 2019 a troca de milho por boi gordo ficou em 4,55 sacas por arroba, valor muito acima do praticado em novembro de 2020.

O poder de compra do pecuarista frente ao milho tem apresentado queda mais sensível a partir de outubro devido ao forte movimento de alta no preço do grão ao longo daquele mês. O preço do milho, aliás, foi a commodity que acumulou o maior ganho dentre aquelas acompanhadas pelo Farmnews em outubro de 2020, com alta de quase 30,0%. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E ao contrário do milho, o poder de compra do pecuarista com relação a reposição do rebanho melhorou em novembro. Isso porque a relação de troca de bezerros por boi gordo, em novembro de 2020, voltou a 2,0, o que não era observado desde janeiro. Clique aqui e confira os dados!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo