Mercado

Relação de preço do boi gordo e do frango: bovino cai e ave sobe em agosto

A relação de preço do boi gordo e do frango caiu para o menor valor do ano na parcial de agosto, melhorando a competitividade do bovino.

Pois é, com a queda no preço do boi gordo (clique aqui) e a alta no preço do frango na parcial de agosto (Figura), o bovino voltou a ficar mais competitivo que a ave em termos de preço.

A Figura apresenta dados do preço médio nominal do frango congelado no atacado paulista (Cepea), em Reais por kg, entre janeiro de 2021 e a parcial de agosto de 2023 (média até o dia 9).

preço do boi gordo e do frango
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço médio do frango na parcial de agosto de R$6,13 por kg, embora tenha apesentado alta frente ao mês anterior, segue próximo da mínima ao longo dos últimos anos. Destacando que a mínima da série iniciada em 2021 aconteceu justamente em julho de 2023, quando o preço do frango foi negociado, em média, a R$5,86 por kg.

E enquanto o preço do frango subiu na parcial de agosto, o boi gordo, por outro lado, renovou a mínima do ano no mês, diminuindo a relação de preço entre o bovino e o frango, como revelam os dados da segunda Figura.

A Figura abaixo mostra a relação do preço médio do boi gordo (Cepea) e do frango congelado (Cepea), ambos avaliados em Reais por kg, entre janeiro de 2021 e a parcial de agosto de 2023 (média até o dia 9).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
preço do boi gordo e do frango
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação de preço do boi gordo e do frango de (ambos avaliados em kg) de 2,59 foi a menor desde dezembro de 2022 (2,49),

Lembrando que uma relação de preço menor entre as espécies indica uma maior competitividade teórica do bovino, já que mostra uma alta maior da ave em relação ao boi gordo. Ao longo da série iniciada em 2021 esse indicador oscilou entre a mínima de 2,33 em outubro de 2021 e a máxima de 3,78 em fevereiro de 2022.

O preço da carne de frango é apontado como um dos fatores que tem limitado a recuperação no preço do boi gordo, impedindo uma alta mais consistente na demanda interna de carne bovina.

É importante observar também, nesse contexto, que a exportação de carne de frango do Brasil em 2023 subiu em julho e alcançou o maior valor para o período desde 2018. Clique aqui e confira os dados!

Já o preço futuro do boi gordo segue pressionado e voltou a cair, após iniciar a segunda semana de agosto em alta, renovando a mínima para outubro de 2023. Clique aqui e saiba mais!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo