Mercado

Relação de preço do boi gordo e o abate de bovinos no 2º trimestre

O Farmnews atualizou os dados da relação do preço do boi gordo e da quantidade de bovinos abatidos no 2º trimestre entre 2014 e 2023.

Vale lembrar que o abate de bovinos no 2º trimestre de 2023 somou 8,25 milhões de cabeças, dados oficiais, o maior valor para o período desde 2014. Clique aqui e saiba mais do assunto!

O fato é que esse aumento na oferta de animais para o abate tem pressionado o preço do boi gordo que renovou a mínima em agosto, tanto no mercado físico como futuro. Aliás, o preço futuro do boi gordo para vencimento em outubro de 2023 acumulou queda de mais de R$100,0 por arroba desde novembro de 2022. Clique aqui e confira!

E nesse contexto de maior oferta, vamos atualizar os dados que mostram o comportamento de preço do boi gordo quando o abate de bovinos aumenta (Figura).

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação do preço do boi gordo (Cepea) e do abate total oficial de bovinos (IBGE), no 2º trimestre entre os anos de 2014 e 2023.

relação de preço do boi
Fonte: Dados do IBGE e Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação do preço do boi gordo e o abate total de bovinos mostra em 2023 que a maior oferta de animais (linha verde) refletiu na maior queda nos valores da arroba.

E claro, do mesmo modo, a diminuição da oferta de animais para o abate é acompanhada na alta do preço do boi gordo, como observado nos anos de 2020 e 2021 (Figura acima).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

É importante destacar que no 2º trimestre de 2023 o abate de bovinos subiu 11,0% em relação ao mesmo período de 2022, enquanto o preço médio trimestral do boi gordo (Cepea) no mesmo período, caiu 18,2%. Nos anos em que o preço do boi gordo acumulou ganhos recordes, em 2020 e 2021, o abate de bovinos caiu, respectivamente, 6,7% e 3,7% no período.

A oferta no 2º trimestre de 2023 apresentou a maior alta entre o período do ano ao longo da última década, o que ajudou a pressionar e a levar o preço para o maior ciclo queda da pecuária. Aliás, para avaliar o comportamento do preço do boi gordo em um período maior de tempo, o Farmnews apresentou dados que mostram a evolução do preço corrigido do boi gordo entre 2010 e a parcial de agosto de 2023. Clique aqui e confira!

A forte queda no preço do boi gordo alimenta um ciclo de aumento de oferta, pela própria insegurança do pecuarista que não visualiza uma perspectiva de melhora no curto prazo. O cenário tende a melhorar a partir da gradativa recuperação do preço da reposição e a consequente menor oferta de fêmeas para o abate.

E por falar no assunto, o Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do bezerro entre 2010 e a parcial de agosto de 2023. Clique aqui!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo