O Farmnews apresentou os dados da taxa de abate de vacas e novilhas em relação ao total de bovinos abatidos no País no 1º semestre, entre 2010 e 2025.
O abate oficial de bovinos no Brasil foi recorde no 2º trimestre de 2025 (clique aqui), impulsionado também pelos patamares históricos do abate de fêmeas no País (clique aqui). Vale destacar que pela primeira vez o abate de vacas e novilhas, somados, ficou acima de 5,0 milhões de cabeças em um trimestre.
O abate de fêmeas (vacas e novilhas) no 1º semestre de 2025 foi o maior para o período do ano, alcançando 10,16 milhões de cabeças (Tabela) e uma taxa de abate de vacas e novilhas que alcançou 49,8%, o maior já registrado!
A Tabela apresenta os dados de abate oficial de bovinos no Brasil, em milhões de cabeças, no 1º semestre, entre 2010 e 2025, segundo dados do IBGE-Sidra e a respectiva taxa de abate de fêmeas (vacas e novilhas) no período.

A taxa de abate de vacas e novilhas em relação ao total oficial de bovinos abatidos no País foi de 49,8% no 1º semestre de 2025, o maior valor já alcançado para o período do ano.
O interessante é observar que o abate de fêmeas aumentou pelo quarto ano consecutivo no 1º semestre, embora o ritmo de crescimento tenha diminuído em 2025 (Tabela), aumentando a expectativa de queda no abate de vacas e novilhas com a recuperação no preço da categoria de reposição.
Nesse contexto de aumento do ritmo de abate de fêmeas, temos destacado a expectativa de valorização da categoria de reposição. Aliás, o preço da arroba do bezerro segue subindo em setembro, voltando a se aproximar da máxima em 2025, mas movimento do boi gordo no curto prazo merece atenção (clique aqui). O Farmnews inclusive tem apresentado dados que fundamentam a expectativa de valorização do bezerro e a consequente redução do abate de fêmeas. Clique aqui e saiba mais.
O Farmnews atualizou os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo nos meses de setembro, entre 2010 e a parcial de 2025. Clique aqui e confira os dados!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!




