Mercado

Variação do preço da carne bovina exportada e do boi gordo até março de 2023

O Farmnews comparou os dados da variação do preço da carne bovina exportada do Brasil e o preço do boi gordo até março de 2023.

Afinal, como o preço da carne bovina brasileira para exportação e o preço do boi gordo se comportaram ao longo dos últimos anos?

O objetivo aqui é apresentar a variação dos preços médios e avaliar algum descolamento do preço do animal pronto para o abate e o preço da carne bovina brasileira no mercado internacional. Desse modo, comparamos os dados em 2 momentos, tanto a partir de 2021 (primeira Figura) como em um período um pouco maior de tempo, a partir de 2018 (segunda Figura).

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada do preço da carne bovina exportada do Brasil, avaliada em Reais e do preço do boi gordo (Cepea), entre janeiro de 2021 e março de 2023.

Fonte: Dados do MDIC-SECEX e Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço da carne bovina exportada do Brasil, entre janeiro de 2021 e março de 2023, acumulou alta de 3,5%, enquanto no mesmo período o preço do boi gordo apresentou queda de 2,5%.

É importante destacar, contudo, que alta do preço da carne bovina para exportação já ficou muito acima da observada no acumulado até março de 2023. Isso porque, em julho de 2022 a alta do preço da carne bovina exportada chegou a 45,4% frente ao preço base de janeiro de 2021. Na mesma base de comparação, o preço do boi gordo (Cepea) havia acumulado ganho de 12,2%.

O fato é que desde a máxima observada em julho de 2022 o preço da carne bovina brasileira no mercado internacional acumulou forte desvalorização. E por falar no assunto, clique aqui e confira os dados mensais do preço médio da carne bovina do Brasil no mercado internacional desde janeiro de 2021.

Acompanhe - O Farmnews indica!

Esse descolamento observado entre o preço da carne bovina para exportação e o preço do boi gordo, como ilustrado na Figura acima, foi corrigido, voltando a oscilar dentro de uma relativa proximidade, como ilustra a segunda Figura abaixo que avalia os dados em um período maior de tempo, desde 2018. É interessante observar que esses movimentos de descolamento (distorção) são corrigidos, como aconteceu no início de 2020 e em meados de 2022.

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada do preço da carne bovina exportada do Brasil, avaliada em Reais e do preço do boi gordo (Cepea), entre janeiro de 2018 e março de 2023.

Fonte: Dados do MDIC-SECEX e Cepea (adaptado por Farmnews)

Entre janeiro de 2018 e março de 2023 o preço do boi gordo acumulou alta maior que a carne bovina brasileira exportada. No período o boi gordo valorizou 92,3% e a carne bovina para exportação apresentou alta de 82,4%.

E por falar em venda de carne do Brasil para o mercado internacional, a expectativa para 2023 é que a exportação de carnes do Brasil, de bovinos, frango e suíno, supere o crescimento das vendas mundiais. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo