Mercado

Custo da engorda confinada cai em SP e sobe em GO em outubro

O Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) do LAE/USP revela queda no custo da engorda confinada em SP e alta em GO em outubro de 2019.

Pois é, o ICBC identificou diminuição dos custos da diária-boi (CDB) no mês de outubro de 2019 nas propriedades representativas de confinamentos do Estado de São Paulo médio (CSPm) e grande (CSPg), de 0,66% e 1,10%, nesta ordem; enquanto na propriedade representativa de Goiás (CGO) observou-se aumento de 3,73%, quando comparados com os valores com o mês anterior.

O comparativo encontra-se na Tabela 1, abaixo que apresenta o comparativo de custos da diária-boi (CDB) entre os meses de setembro e outubro de 2019 e outubro de 2018.

custo da engorda confinada

Apesar de alguns produtos alimentares como o bagaço de cana, a polpa cítrica peletizada e o grão de milho terem sofrido aumento de preços em 3%, 1,6% e 1,4%, respectivamente, no mês outubro quando comparados com setembro no Estado de São Paulo; os produtos como a ureia, grãos de soja e sorgo reduziram seus preços em 6,6%, 7% e 3,2%, nessa ordem. Não obstante, os confinadores do Estado de Goiás apresentaram aumento no custo alimentar devido ao incremento dos preços de produtos como o grão de milho, sorgo e soja de 8%, 7% e 4%, na devida ordem.

Aliás, clique aqui e confira o comportamento de preços do milho em 2019, segundo dados do indicador Cepea!

O interessante é observar que o custo da diária-boi em outubro de 2019 foi abaixo do valor apurado no mesmo período de 2018 nas propriedades representativas do Estado de São Paulo. Por outro lado, em Goiás, o custo da diária-boi em outubro de 2018 e 2019 foi bastante próximo.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura abaixo ilustra a evolução mensal do custo da engorda confinada, segundo dados do LAE/USP, entre outubro de 2018 e outubro de 2019.

custo da engorda confinada
Fonte: Dados do LAE/USP (adaptado por Farmnews)

Para acessar o material completo do ICBC de outubro de 2019 do LAE/USP, clique aqui!

E por falar no custo da engorda confinada, clique aqui e saiba mais do “Mais Arroba”, ferramenta gratuita de gestão para pecuaristas que realizam engorda de bovinos em confinamento!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo