Mercado

Custo da engorda de bovinos confinados sobe forte no final de 2019

Dados do LAE/USP revelam forte alta do custo da engorda de bovinos confinados em novembro de 2019!

O Informativo do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC), do LAE/USP identificou aumento dos custos da diária-boi (CDB) no mês de novembro nas propriedades representativas de confinamentos do Estado de Goiás e São Paulo médio (CSPm) e grande (CSPg), de 15,9%, 11,8% e 9,3% nesta ordem, quando comparados com os valores do mês anterior. O comparativo encontra-se na Tabela abaixo.

engorda de bovinos confinados

Os preços dos insumos da alimentação animal estiveram em alta em ambos os Estados, de modo geral. O milho grão aumentou 10% e 13% nos Estados de SP e GO, respectivamente. Enquanto, o sorgo grão aumentou aproximadamente 32%, naqueles Estados entre outubro e novembro.

Apesar do software de formulação (RLM) utilizado calcular a dieta de mínimo custo para os requerimentos apontados, os custos das dietas alimentares aumentaram 19,7%, 13,7% e 10,7% para as propriedades CGO, CSPm e CSPg, nesta ordem.

Pois é e, além da alta do custo da engorda de bovinos confinados na base mensal de comparação, em relação ao mesmo período de 2018 o custo da diária-boi igualmente subiu em ambos Estados.

E o destaque de alta ficou para as propriedades representativas de Goiás, uma vez que o custo da diária-boi em novembro de 2019 foi quase 20% superior ao praticado no mesmo período de 2018.

O custo do animal de reposição, boi magro de 360 quilos, aumentou mais 4% em ambos os Estados e atingiu o maior valor desde o início do monitoramento destes custos.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E por falar no custo da engorda de bovinos confinados, pesquisadora do LAE/USP, Beatriz Reis, apresenta estudo que revela perfil dos confinamentos e seus gestores no Brasil. Clique aqui e confira!

E olha que interessante, pesquisador do LAE/USP, Oscar Ojeda, destaca a importância da IATF na redução do custo de produção de bezerros. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Clique aqui para acessar o Informativo ICBC completo de novembro de 2019.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo