antibióticos na produção animal

Uso de antibióticos na produção animal está em queda!

O uso de antibióticos na produção animal está em queda, pelo menos nos Estados Unidos.

As vendas nos EUA e a distribuição de antibióticos aprovados para uso em animais de produção caiu 10% em 2016, informou a Food and Drug Administration em um relatório publicado este mês de dezembro de 217.

O dado marca a primeira queda de vendas de antibióticos na produção animal no país, considerando a base anual de comparação desde o ano de 2009, quando a agência começou a controlar tais informações.

O medo de que o uso regular de antibióticos na produção animal promova infecções resistentes aos antibióticos em humanos levaram o FDA a emitir diretrizes em 2013, em parte, destinada a reduzir os medicamentos que poderiam ser usados ​​para promover o crescimento dos animais. As vendas e distribuição no mercado interno dos Estados Unidos de medicamentos dessa categoria diminuíram 14% em 2016, de acordo com o último relatório.

Vale lembrar que a questão do uso de antibióticos na produção animal tem gerado conflito de opiniões entre o USDA e a OMS.

O fato é que a pesquisadora chefe do USDA se declarou contra as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), emitidas neste início de novembro.

Vale lembrar que a OMS criticou o atual uso de antibióticos na produção animal. Clique aqui e saiba mais!

Cabe destacar também que o MAPA instituiu o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Resistência a Antimicrobianos na Agropecuária (AgroPrevine), por meio da instrução Normativa Nº 41, publicada no Diário Oficial neste início de novembro de 2017.

O AgroPrevine promoverá intervenções estratégicas no mercado, como: estudos epidemiológicos, fortalecimento da implementação de medidas de prevenção e controle de infecções, promoção do uso racional dos antimicrobianos e da sua resistência. Clique aqui!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Uso de antibióticos na produção animal está em queda! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!