commodities agrícolas

Commodities agrícolas x demais investimentos no 1° semestre de 2020

O Farmnews apresenta dados que mostram a variação de preços das commodities agrícolas e demais alternativas de investimento no 1° semestre de 2020.

Afinal de contas, o que apresentou maiores percentuais de ganho, as commodities agrícolas, boi gordo, bezerro, milho e soja ou algumas alternativas de investimento?

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada dos preços das commodities agrícolas e valorização de algumas alternativas de investimento no 1° semestre de 2020, segundo dados compilados pelo Farmnews

commodities agrícolas
Fonte: Dados do Cepea e Cálculo Exato (adaptado por Farmnews)

O fato é que o ouro e o dólar nessa ordem, foram os principais destaques de valorização dentre as alternativas de investimento comparadas pelo Farmnews na primeira metade de 2020. O ouro inclusive com ganho acima de 50% no 1° semestre de 2020.

Apesar disso, a variação de preços das commodities agrícolas, especialmente do bezerro e a soja igualmente se destacaram, com ganhos acima de 30% no período.

No caso do bezerro, especificamente, em 2020 os preços da categorias tem alcançado patamares recorde, inclusive superando pela primeira vez a barreira dos R$2,0 mil por cabeça (clique aqui). Aliás, confira o a evolução dados do preço da arroba do bezerro no 1° semestre dos anos de 2010 a 2020.

Pois é, como ilustra a Figura acima, a valorização do bezerro na parcial de 2020 foi muito acima da observada para o boi gordo. E esse cenário preocupa, pois coloca em risco a viabilidade da atividade de recria e engorda. Apesar do momento positivo de preços do boi gordo, com alta de 13,2% no 1° semestre de 2020, esse valor não tem sido garantia de uma melhor rentabilidade e, nesse sentido, colocado ponto de atenção na atividade de cria (clique aqui).

No caso da soja, o grão acumula ganho de 30,9% na primeira metade de 2020, impulsionado por exportações recordes do complexo soja. Inclusive, a exemplo do bezerro, a oleaginosa foi cotada a patamares recorde ao longo dos 6 primeiros meses do ano (clique aqui).

Das commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, apenas o milho ficou abaixo do IGP-M, CDI e a poupança nos 6 primeiros meses de 2020, uma vez que o grão acumulou alta de apenas 0,2% no período. Vale destacar que a exportação de milho do Brasil desabou em 2020, apesar do câmbio favorável à exportação. Clique aqui e confira os dados!

E mudança de assunto, essa primeira metade de 2020 tem sido um ano de aprendizado, adaptações e também uma oportunidade para refletirmos sobre o agronegócio…mais uma vez. Clique aqui!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Commodities agrícolas x demais investimentos no 1° semestre de 2020 was last modified: by