O preço do bezerro voltou a ficar mais descolado do boi gordo no final de setembro, com o valor da categoria de reposição próximo da máxima do ano.
Isso porque considerando apenas os dados da parcial de setembro, até o dia 19, frente ao valor que encerrou o mês anterior, o preço do boi gordo (Cepea) caiu 2,3%. Na mesma base de comparação, o bezerro subiu 2,0%. No acumulado do ano, em relação ao último valor de 2024, o bezerro subiu 11,6%. O boi gordo, por outro lado, acumula perda de 4,5%, como mostram os dados da primeira Figura.
A Figura ilustra a variação acumulada no preço do boi gordo (Cepea) e do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), ao longo de 2025.

O preço do bezerro voltou a mostrar sinais de valorização entre o final de agosto e setembro, reforçando expectativa mais otimista para os meses finais do ano.
Aliás, o preço médio do bezerro na parcial de setembro de 2025 (segunda Figura) voltou a se aproximar da máxima do ano, de junho. E por falar em expectativa de alta no preço do bezerro, o Farmnews atualizou os dados da relação do preço da categoria de reposição com o ritmo de abate de fêmeas (clique aqui)
Vale lembrar que o abate de vacas e novilhas no 1º semestre de 2025 foi o maior para o período do ano, alcançando 10,16 milhões de cabeças e uma taxa de abate de vacas e novilhas que alcançou 49,8%, o maior já registrado! Clique aqui e saiba mais! .
A Figura apresenta a evolução diária do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por cabeça, em 2024 e a parcial de 2025.

A expectativa, embora otimista para o mercado do boi gordo, o preço do animal pronto para o abate foi mais pressionado ao longo de setembro (terceira Figura), após um período de recuperação em agosto (clique aqui). Como temos comentado, os dados esperados de consumo doméstico, especialmente nos meses finais do ano, somado aos patamares recordes de exportação de carne bovina sustentam essa expectativa mais otimista para o restante do ano, ainda mais com a expectativa de redução da oferta de fêmeas para o abate.
O mercado futuro do boi gordo, embora próximo da mínima para o vencimento de outubro, segue precificando uma gradativa recuperação a partir de novembro, o que sugere uma maior pressão de queda concentrada em outubro. Clique aqui e saiba mais!
A Figura apresenta a evolução diária do preço nominal do boi gordo (Cepea), avaliado em Reais por arroba, em 2024 e a parcial de 2025.

E assim como para o bezerro, o Farmnews atualizou os dados da relação do preço do boi gordo e o abate de fêmeas (clique aqui).
E mudando de assunto, vale destacar que o consumo de carne bovina na China tem crescido muito acima da capacidade de produção do país asiático, o que aumenta a necessidade de importação. Clique aqui e confira os dados de produção e consumo de carne bovina na China entre 2017 e a expectativa para 2025.
Nesse contexto, vale lembrar que a importação de carne bovina brasileira pela China alcançou patamares recordes em 2025 (clique aqui). No acumulado de 2025, até agosto, a compra de carne bovina in natura brasileira pela China foi de 948,23 mil toneladas, alta de 19,6% frente ao mesmo período de 2024 e novo recorde para o período do ano.
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!




