terça-feira, dezembro 23, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço do bezerro renova máxima para um mês de dezembro, em 2025

O preço do bezerro renovou a máxima nominal para um mês de dezembro em 2025, além de alcançar o maior valor desde maio de 2021.

O fato é que o preço do bezerro foi o destaque positivo na parcial de dezembro e ao longo de 2025, entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews (clique aqui).

Aliás, a valorização da categoria de reposição ao longo de 2025 ficou muito acima da observada para o animal pronto para o abate. O preço do bezerro acumulou alta de 15,9% em 2025, até a parcial de dezembro (19) frente ao valor que encerrou 2024, enquanto na mesma base de comparação o boi gordo caiu 0,1%. Clique aqui e saiba mais!

A Figura apresenta a evolução mensal do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), valores médios, em Reais por cabeça, entre janeiro de 2020 e a parcial de dezembro de 2025 (até o dia 19).

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do bezerro acumulou o quato mês consecutivo de valorização na parcial de dezembro, alcançando além do maior valor nominal para o período do ano, o maior patamar desde maio de 2021.

Vale lembrar que o preço nominal histórico do bezerro aconteceu em abril de 2021, quando o valor médio (Cepea, Mato Grosso do Sul) foi de R$3.140,6 por cabeça. O valor parcial de dezembro de 2025 está próximo do recorde de 2021.

A Figura apresenta a evolução mensal do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), valores médios, em Reais por cabeça, nos meses de dezembro, entre 2020 e a parcial de 2025 (até o dia 19).

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

Como temos comentado no Farmnews, a expectativa é que os preços da categoria de reposição se mantenham firmes em 2026 e renovem os patamares recordes.

O abate de fêmeas segue muito acima do praticado nos anos anteriores (clique aqui), apesar de um esperado ganho de produtividade (desmama), tende a pressionar, consideravelmente, a oferta de animais jovens para venda. É esperado que essa menor oferta de animais para reposição disponível para venda fique mais evidente a partir de 2026.

A questão aqui é: o que esperar dos patamares de preço da reposição para 2026? Novos patamares recordes devem ser alcançados, embora valores muito acima de 2025 refletem na queda ainda maior do poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado.

O preço do animal pronto para o abate deve subir, também devido a uma menor oferta de fêmeas para o abate no ano (clique aqui). O mercado futuro inclusive precifica preços em alta ao longo de 2026, principalmente na segunda metade do ano (clique aqui).

O fato é que os preços do bezerro em 2025 subiram ao longo do ano cerca de 40,0% frente ao valor nominal praticado no mesmo período de 2024 (terceira Figura). No entanto, apesar do recorde de preço em dezembro de 2025, a alta frente a dezembro de 2024 foi menor, pouco abaixo de 15,0%. Isso mostra que apesar da expectativa de novo recorde, o potencial de ganho frente a 2025 deve ser menor em 2026 quando comparado a 2025. Pelo menos essa é nossa expectativa!

A Figura compara a variação do preço médio do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) frente valor nominal praticado no mesmo período do ano anterior, entre janeiro de 2020 e a parcial de dezembro de 2025 (até o dia 19).

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

A expectativa de preço é otimista para 2026, tanto no mercado de reposição como para o de animais prontos para o abate. No entanto, devemos estar atentos ao potencial de alta para 2026 e o quanto isso pode impactar no poder de compra daqueles que dependem da reposição do rebanho no mercado.

A demanda chinesa por carne bovina em 2026 deve seguir próxima do recorde de 2025, influenciando pela leve queda, tanto no consumo como na produção de carne bovina do país! É esperado uma leve queda no consumo de carne bovina na China. Aliás, a queda no consumo deve ficar muito próxima da expectativa de queda na produção de carne bovina, o que tende a manter estável a necessidade de importação do país para atender a demanda doméstica. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares