sexta-feira, dezembro 5, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Produção de carne bovina nos EUA: eles produzem tudo que consomem?

O Farmnews apresenta os dados de produção de carne bovina nos EUA frente ao consumo no país: afinal, eles produzem tudo que consomem?

Desde a imposição de tarifas aos produtos importados do Brasil pelos EUA, o mercado do boi gordo segue instável e preocupado, já que o país é o segundo maior comprador de carne bovina brasileira. A compra de carne dos EUA é relevante, embora muito menor que a do nosso principal comprador, a China (clique aqui), além outros países, como o México, Filipinas e Rússia apresentarem forte aumento nas compras em 2025. A disputa pela carne bovina brasileira no mercado internacional está mais acirrada e isso os números mostram!

O fato é que desde o final da primeira metade de julho o mercado do boi gordo caiu no físico (clique aqui) e futuro (clique aqui), com ambos alcançando a mínima do ano e aumentando ainda mais a insegurança do pecuarista que, pode ficar ainda pior com a possibilidade de uma investigação mais ampla dos EUA em relação as práticas comercias do Brasil (clique aqui).

Por outro lado, vamos analisar a questão pelo lado da produção de carne bovina, consumo, além da exportação e importação dos Estados Unidos (Tabela).

A Tabela apresenta os dados de produção, consumo, exportação e importação de carne bovina pelos EUA, entre 2020 e a expectativa para 2025, segundo dados do USDA de abril de 2025, em milhões de toneladas em equivalente carcaça.

produção de carne bovina dos EUA

A produção de carne bovina nos EUA se mantém em queda e, abaixo da demanda doméstica do país, o que reforça a dependência cada vez maior por importação!

Aliás, desconsiderando dados de importação e exportação, a diferença entre a produção e o consumo de carne bovina tem aumentado ano a ano nos EUA. Em 2025 a expectativa é que o consumo seja 1,00 milhões de toneladas em equivalente carcaça acima da oferta proveniente do país. Em 2020 essa diferença, ainda que negativa, era de apenas 0,14 milhões de toneladas, como mostram os dados da Figura abaixo.

Nesse contexto, a importação de carne bovina pelos EUA aumentou quase 50,0% entre 2020 e a expectativa para 2025 (Tabela), evidenciando a dependência do país pela importação do produto. E ao mesmo tempo, a exportação de carne bovina tem caído.

A Figura ilustra a evolução da produção e consumo de carne bovina nos EUA, em milhões de toneladas em equivalente carcaça, entre 2020 e a expectativa para 2025, segundo dados do USDA de abril.

produção de carne bovina dos EUA
Fonte: Dados do USDA (elaborado por Farmnews)

A queda no rebanho de bovinos nos EUA tem sido discutida no Farmnews, assim como o aumento do preço do boi gordo no país. O preço do boi gordo além de renovar a máxima nos EUA segue quase 3 vezes acima do valor praticado no Brasil. Clique aqui e saiba mais!

Vale lembrar que o Farmnews apresentou dados que mostram a importância dos EUA para o agro brasileiro. Vale destacar que além de um importante mercado consumidor de produtos do agro brasileiro, especialmente de produtos florestais, café, carne bovina, sucos como destacamos (clique aqui), os EUA igualmente vendem insumos agrícolas para o Brasil, como fertilizantes (clique aqui).

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares