segunda-feira, janeiro 19, 2026
[bsa_pro_ad_space id=11]

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Ágio do bezerro frente ao boi gordo nos meses de janeiro, entre 2010 e a parcial de 2026

O ágio do bezerro em relação ao boi gordo alcançou o maior patamar para um mês de janeiro, em 2026.

O preço do bezerro iniciou 2026 mais valorizado que o boi gordo, o que pressionou, para cima, o ágio da categoria de reposição em relação ao animal pronto para o abate (primeira Figura).

Vale lembrar que na primeira metade de janeiro de 2026 o preço do bezerro foi a única entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews que acumulou alta (clique aqui). Além da alta, o preço do bezerro foi o mais alto para um mês de janeiro na parcial de 2026, reforçando a perspectiva mais otimista para o ano (clique aqui).

Por outro lado, o preço do boi gordo iniciou 2026 mais pressionado, com o valor cotado pouco abaixo do observado no mesmo período do ano anterior (clique aqui) e também abaixo da média nominal de janeiro de 2025.

A Figura a seguir apresenta o ágio médio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) nos meses de janeiro, entre 2010 e a parcial 2026 (até o dia 16).

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Ceea (elaborado por Farmnews)

O ágio do bezerro em relação ao foi gordo alcançou, na parcial de 2026, o maior patamar para um mês de janeiro, superando a máxima anterior para o período do ano, de 2016 (Figura acima).

Na parcial de janeiro de 2026, até o dia 16, o preço médio da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) foi 38,2% maior que o valor médio da arroba do boi gordo (Cepea) no mesmo período.

Embora o valor seja o maior para o período do ano (janeiro), o ágio do preço da arroba do bezerro em relação ao preço da arroba do boi gordo caiu frente ao mês anterior (dezembro), mas segue com tendência de alta. O preço do bezerro se mantém firme e com perspectiva otimista, enquanto no curto prazo o cenário de preço do animal pronto para o abate é mais incerto devido ao limite de cota, sem tarifa adicional, para a carne bovina brasileira exportada para a China (clique aqui)

A expectativa é que a cota imposta ao Brasil pela China possa ser negociada e, de fato, há tempo hábil para isso (clique aqui). Contudo, o assunto ainda gera insegurança e o mercado futuro do boi gordo precifica relativa estabilidade de preço para a primeira metade do ano (clique aqui), mesmo com a exportação, nesse início de 2026, mostrando forte alta frente ao mesmo período de 2025 (clique aqui) e com o consumo doméstico acima do esperado para o período do ano (clique aqui).

A Figura a seguir apresenta a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de janeiro de 2026 (até o dia 16).

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O Farmnews também atualizou os dados do preço em dólares do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de janeiro, entre 2018 e a parcial de 2026. Clique aqui e confira!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

 

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttps://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares