Mercado

Arrobas de boi gordo e sacas de milho e soja por fertilizante em fevereiro de 2023

A quantidade de arrobas de boi gordo necessária para importar uma tonelada de fertilizante foi a menor desde setembro de 2021.

Em fevereiro de 2023 foram necessárias, em média, 7,96 arrobas de boi gordo (Cepea) para importar uma tonelada de fertilizante. O valor de 7,96 arrobas em fevereiro de 2023 segue distante dos patamares observados entre maio e outubro de 2022, quando foram necessárias mais de 10 arrobas de boi gordo para importar uma tonelada de fertilizante, em média (primeira Figura).

Vale destacar que em fevereiro de 2023 o valor médio do preço do boi gordo foi pouco afetado pela suspensão das exportações de carne bovina, especialmente para a China. O grande impacto negativo será visto nos dados de março e, claro, os fertilizantes têm uma importância nos custos de produção menor na pecuária frente à agricultura. No caso da agricultura, a melhora no poder de compra (como será visto mais adiante) mostra que os custos de produção devem cair em 2023. No caso da pecuária de corte, ao contrário, os custos ainda preocupam, apesar da melhora na relação de troca da reposição do rebanho (clique aqui)!

Mas no caso específico do fertilizante, essa queda na necessidade (teórica) de arrobas de boi gordo para importar uma tonelada de matérias-primas (valores médios de todas as matérias-primas importadas), indica uma alta potencial no poder de compra do pecuarista. Claro, esse indicador não se refere ao preço do fertilizante no mercado, mas serve como uma referência para análise.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do indicador que mede a quantidade de arrobas (Cepea) necessárias para importar uma tonelada de fertilizante (valores médios), entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2023.

arrobas de boi
Fonte: Dados do Cepea e MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

A relação teórica de arrobas de boi gordo por fertilizante ficou em 7,96 em fevereiro de 2023, o menor valor desde setembro de 2021 (7,38 arrobas).

Essa melhora no poder teórico de compra ao longo dos últimos meses mostra que o preço de importação das matérias-primas, avaliada em moeda nacional caiu mais que o preço do boi gordo.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Aliás, o Farmnews destacou que em fevereiro de 2023 o preço médio de importação dos fertilizantes pelo Brasil caiu para o menor valor desde outubro de 2021. Clique aqui e confira os dados do preço médio de importação das matérias-primas, valores médios, em dólares e Reais por kg, entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2023.

E não foi apenas com relação ao boi gordo que o poder de compra melhorou em fevereiro de 2023. Com relação ao milho e a soja (Figuras abaixo), a quantidade de sacas (60kg) necessária para importar uma tonelada de fertilizante também caiu.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do indicador que mede a quantidade de sacas de milho (Cepea) necessárias para importar uma tonelada de fertilizante (valores médios), entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2023.

Fonte: Dados do Cepea e MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

A quantidade necessária de sacas de milho necessárias para importar uma tonelada de fertilizante em fevereiro de 2023 foi de 26,89, e assim como para o boi gordo, o menor valor desde setembro de 2021 (24,10 sacas).

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do indicador que mede a quantidade de sacas de soja (Cepea, Paranaguá-PR) necessárias para importar uma tonelada de fertilizante (valores médios), entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2023.

Fonte: Dados do Cepea e MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

No caso da soja, assim como para o boi gordo e o milho, o poder de compra em fevereiro de 2023 (13,36) foi o maior desde setembro de 2021 (12,90).

Os dados mostram que, especialmente para a agricultura, os custos de produção em 2023 devem ser menores, já que os fertilizantes têm uma participação importante no custo de produção.

O Farmnews apresentou dados e discutiu o comportamento de preço do boi gordo até a parcial de março de 2023, com perspectiva de curto prazo. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo