Relação de bezerros por boi gordo no menor patamar do ano
O Farmnews atualiza os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo.
A Figura a seguir apresenta o comportamento mensal da relação de troca de bezerros por boi gordo, segundo dados do indicador Cepea/Esalq.
A relação de troca de bezerros por boi gordo de 1,83 é a menor do ano de 2017 até o momento.
Aliás, se comparada a relação de troca observada no mesmo período do ano passado (jul-16, de 1,99), o indicador é 7,9% inferior. Vale lembrar que o resultado ainda é parcial no mês.
O resultado da queda de preços superior do boi gordo em relação ao bezerro fez cair o poder de compra daqueles que necessitam repor o rebanho.
No mercado de pecuária de corte, a variação de preços do boi gordo e do bezerro estão próximos na parcial do ano de 2017 (até meados de julho). A baixa do boi gordo no ano está em 16,0% e do bezerro um pouco menor (-14,6%), até o dia 19 de julho.
Contudo, no mês de julho em relação ao mês anterior (jun-17), o bezerro apresentou variação positiva de 1,0%, enquanto o boi gordo caiu 3,1% (até o dia 19). Isso explica a queda atual da relação de troca de bezerros por boi gordo.
Clique aqui e veja a variação de preços das principais commodities agrícolas do país no primeiro semestre do ano, incluindo o boi gordo e o bezerro.
O mercado pecuário, como temos discutido por aqui, tem enfrentado um 2017 bastante turbulento. Além de um mercado interno em ritmo lento, diversos que vão além da porteira das fazendas tem contribuído para aprofundar o momento difícil do setor.
Vale lembrar que o mercado de carnes brasileiro tem enfrentado um momento bastante turbulento em 2017. O pecuarista já enfrentou as adversidades da Operação Carne Fraca (clique aqui), o acordo de leniência da JBS (clique aqui) e a suspenção da importação de carne fresca pelos EUA (clique aqui).
O comportamento de preços do boi gordo e do bezerro podem ser melhor visualizados na Figura abaixo.
Analista australiano prevê super ciclo de demanda na pecuária de corte ao redor do mundo. Clique aqui e entenda melhor esta previsão!
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!