Mercado

Preços do boi gordo em setembro dos últimos anos

O Farmnews destaca os preços nominais do boi gordo em setembro dos últimos anos.

Afinal, como foi o comportamento de preços do boi neste mês dos últimos anos e o que podemos esperar em setembro de 2017?

Aliás, fizemos essa mesma análise com os preços do milho, ou seja, avaliamos o comportamento de preços do milho em setembro dos últimos anos (clique aqui e saiba mais).

Vale lembrar que a oferta de animais para abate segue restrita nas regiões pesquisadas pelo Cepea/Esalq, cenário que vem favorecendo a alta do boi gordo em agosto de 2017. A alta do boi gordo em agosto de 2017 é, inclusive, a maior dos últimos 21 anos (clique aqui).

A Tabela abaixo apresenta os dados do preço médio do boi gordo em setembro e agosto dos últimos anos.

boi gordo em setembro

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

De acordo com os dados apresentados, na média avaliada desde 2006 (descartando 2017), o preço do boi gordo em setembro foi apenas cerca de 1,6% maior em relação ao valor praticado em agosto.

No entanto, a exemplo do que ocorreu com o estudo do milho, nos 11 anos avaliados, em 5 oportunidades o preço do boi gordo em setembro foi menor que o observado em agosto e em 6 outras o cenário foi oposto, ou seja, setembro foi maior que agosto.

Isso indica que não há uma expectativa mais provável quando observando os dados históricos, já que a volatilidade de preços é grande.

O fato é que quando avaliamos o preço do boi gordo em agosto, o valor atual (média parcial de 2017, até o dia 29) está 11,8% menor que o valor de 2016.

No entanto, o preço do boi gordo mostrou em agosto forte sinal de recuperação, o que aumenta a expectativa de melhores preços em setembro frente ao observado em agosto de 2017.

A Figura a seguir ilustra os preços nominais médio do boi gordo em setembro desde o ano 2006.

 

boi gordo em setembro
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Por outro lado, o comportamento de preços do boi gordo em agosto dos últimos anos já mostra um cenário diferente do apresentado em setembro (veja Figura abaixo).

 

boi gordo em setembro
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O Farmnews apresenta dados que mostram onde estão os maiores rebanhos e quem são os maiores países produtores de carne bovina do mundo (clique aqui)!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo