Mercado

Compare o preço do boi gordo, bezerro, dólar e inflação até março de 2024

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo, bezerro, dólar e do indicador de inflação (IGP-M) entre março de 2023 e 2024.

Afinal, como se comportaram, nos últimos 12 meses, os preços do boi gordo e do bezerro comparado ao indicador de inflação, medido pelo IGP-M, e o dólar?

A Figura abaixo ilustra o comportamento do preço tanto do animal pronto para o abate como o do bezerro que, acumularam perda maior que a inflação e o dólar entre os meses de março de 2023 e março de 2024.

E por falar no comportamento do preço do boi gordo, clique aqui e compare a evolução do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo dos 3 primeiros meses do ano!

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), dólar e do indicador de inflação, IGP-M, entre os meses de março, de 2023 e 2024.

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea e FGV (elaborado por Farmnews)

O preço do boi gordo caiu 17,4% entre os meses de março, de 2023 e 2024, queda maior que a do bezerro, dólar e a inflação medida pelo IGP-M que perderam 13,3% e 4,3%, nessa ordem.

O boi gordo segue acumulando a maior queda nos últimos 12 meses, até março de 2024, seguido do bezerro que, aliás, apresenta um comportamento de preço mais estável ao longo dos últimos meses. Essa maior estabilidade da categoria de reposição e a queda no preço do animal pronto para o abate tem pressionado o poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Aliás, o Farmnews atualizou os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo nos meses de março, entre 2010 e 2024. Clique aqui e confira!

A inflação medida pelo IGP-M caiu pelo segundo mês consecutivo em março, com perda de 0,47% frente ao mês anterior e acumulado perda de 4,3% frente a março de 2023. O dólar também caiu na base anual de comparação, já que em março de 2023 foi cotado, em média, a R$5,20 e em março de 2024 o valor foi de R$4,98.

O Farmnews traz uma novidade em seu painel de cotações, mostrando diariamente a curva do preço físico e futuro do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e acompanhe!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo