Mercado

Estimativa de produção e estoque de soja cai na revisão de abril de 2018

Estimativa de produção e estoque de soja em queda na revisão de abril de 2018 do USDA.

A recente escalada de valorização dos preços da soja no Brasil (clique aqui) tem sido influenciada, principalmente, pela queda na produção do grão na Argentina (clique aqui).

O fato é que os dados da estimativa de produção e estoque de soja no mundo, em abril de 2018, realizado pelo USDA mostram queda. E uma queda significativa.

A produção mundial de soja foi reduzida de 340,9 milhões para 334,8 milhões de toneladas, enquanto os estoques de soja (estoques finais) foram reduzidos de 94,4 milhões para 90,8 milhões de toneladas.

Com relação aos números da América do Sul, a safra da Argentina foi reduzida para 40,0 milhões de toneladas, contra 47,0 milhões de toneladas estimadas em março. O USDA revisou para baixo também os números dos estoques finais argentinos para 28,6 milhões de toneladas e as exportações para 4,2 milhões de toneladas.

A nova estimativa para a produção brasileira é de 115,0 milhões de toneladas, número que veio em linha com a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado também em abril de 2018, e mais alto do que as 114,0 milhões de toneladas da perspectiva anterior.

Os estoques brasileiros foram estimados em abril em 21,1 milhões de toneladas, 0,6 milhão de toneladas a menos do que a projeção de março de 2018. As exportações nacionais foram corrigidas para cima e estimadas em 7,1 milhões de toneladas contra as 70.5 milhões de toneladas da previsão anterior.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Para os Estados Unidos a estimativa de produção e estoque de soja permaneceu praticamente inalterada. A produção foi estimada de modo semelhante a previsão de março de 2018 (119,5 milhões de toneladas) e o estoque de soja sofreu leve redução no país, de 15,1 milhões para 15,0 milhões de toneladas.

Aliás, o Farmnews destacou que a seca na Argentina e a disputa comercial entre China e Estados Unidos (clique aqui) pode favorecer o mercado de soja do Brasil em 2018 (clique aqui).

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo