Mercado

Exportação de carne bovina do Brasil para a China retoma patamares recordes

A exportação de carne bovina do Brasil para a China subiu pelo terceiro mês consecutivo em setembro de 2023 e voltou aos maiores patamares históricos.

É importante destacar que o Brasil embarcou, em setembro de 2023, 195,1 mil toneladas em carne bovina fresca ou congelada, o maior patamar do ano e também o mais alto desde setembro de 2022 (203,0 mil toneladas). E por falar no assunto, clique aqui e confira a evolução mensal do embarque, receita e preço da carne bovina exportada do Brasil desde janeiro de 2021!

Essa alta nas vendas do Brasil acontece principalmente pelo aumento do ritmo de compra chinês, como revelam os dados apresentados na Figura abaixo.

A Figura apresenta os dados mensais de importação de carne bovina brasileira pela China, em mil toneladas, entre janeiro de 2020 e setembro de 2023, segundo dados do COMEX.

carne bovina do Brasil
Fonte: Dados do COMEX (adaptado por Farmnews)

A exportação de carne bovina do Brasil para a China em setembro de 2023 somou 132,1 mil toneladas, o segundo maior valor do ano, atrás apenas de junho (135,4 mil toneladas).

Além de acumular a terceira alta mensal consecutiva em setembro e se aproximar do maior patamar de venda de 2023, o valor de 132,1 mil toneladas segue relativamente perto da máxima histórica observada justamente em setembro de 2022, quando o país asiático importou 136,5 mil toneladas.

No acumulado de 2023, até setembro, a China importou 851,5 mil toneladas em carne bovina brasileira, enquanto no mesmo período de 2022 o valor foi de 916,9 mil toneladas.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews apresentou, também, os dados de compra, em faturamento, dos principais países importadores de carne bovina do Brasil em setembro de 2023. Clique aqui e saiba mais!

Esse cenário de alta no ritmo de embarque tem contribuído para melhorar a perspectiva de preço do boi gordo nos meses finais de 2023. Aliás, o preço futuro do boi gordo já sinaliza valores acima de R$240,0 por arroba para outubro e próximo de R$245,0 por arroba para novembro e dezembro. Clique aqui!

A questão de destaque do mercado de exportação de carne bovina do Brasil tem sido o preço que em 2023 segue muito abaixo do observado nos anos anteriores (clique aqui). E por falar em exportação de carne bovina do Brasil, clique aqui e acesse os dados mensais de receita, embarque e preço total e entre os principais países compradores!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo