Mercado

O quanto deve crescer as exportações de carnes e grãos do Brasil?

O MAPA apresentou dados de estudo que estima o crescimento das exportações de carnes e grãos do Brasil na próxima década.

Em outras palavras, o quanto deve crescer as exportações de carnes e grãos brasileiros até a safra 2028/29?

As projeções de exportação para os próximos dez anos apontam o embarque de 138 milhões de toneladas de grãos, com acréscimo de 39 milhões de toneladas em relação a 2019, o que corresponde a 40% de incremento.

O algodão em pluma é um dos destaques e deverá registrar aumento nas vendas externas em 43%, a soja em grão, 42%; e o milho, 33%. Entre os principais produtos exportados, o açúcar sai de 18 milhões de toneladas alcançando 24 milhões de toneladas, e o café, de 35 milhões de sacas para 41,2 milhões de sacas.

Confira a evolução histórica da exportação de milho (clique aqui) e soja (clique aqui) do Brasil!

Vale lembrar que o estudo estima que, na próxima década, o Brasil deve produzir 300 milhões de toneladas de grãos, ou seja, mais 62,8 milhões de toneladas (27%). O crescimento será principalmente com o aumento da produtividade das culturas (clique aqui e saiba mais do assunto).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O USDA projeta que, em 2028/29, o Brasil será o maior fornecedor mundial de soja (49%) e o segundo maior de farelo de soja (26,9%). No caso do milho, ficaremos na segunda posição, com 21,7%, atrás somente dos norte-americanos (35,8%). 

Já as vendas externas de carnes (bovina, frango e suína) saltarão de 7,0 milhões de toneladas para 9,3 milhões de toneladas ao final da década, com destaques para carne suína (+34%) e de frango (+33%). No período, as exportações dos três tipos devem crescer 3% ao ano. 

Clique aqui e confira a evolução histórica da venda de carne bovina brasileira no mercado internacional!

Vale lembrar que o Brasil, em 2028, segundo USDA deve seguir como primeiro exportador de carne bovina, sendo a Índia o segundo, seguida pela Austrália e Estados Unidos.

Nas exportações de carne suína, o Brasil, de acordo com USDA, será classificado em quarto lugar, atrás da União Europeia, Estados Unidos e Canadá. Em carne de frango, o Brasil ficará em primeiro lugar nas exportações, seguido pelos Estados Unidos e União Europeia.

Produzido pela Secretaria de Política Agrícola do MAPA, o estudo traz as perspectivas para produção, consumo, exportação, importação e área plantada no Brasil. Clique aqui e confira material completo!

Adaptado do MAPA

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo