Mercado

Força do agro brasileiro, em números!

O Farmnews destaca alguns dados que mostram a força do agro brasileiro. Afinal, de fato conhecemos a importância e o tamanho do agronegócio?

É fundamental também, antes mesmo de falar em emprego e renda, do papel do agro na produção de alimento e a segurança alimentar do planeta. Segurança alimentar que, aliás, tem sido muito discutida globalmente, especialmente após a Covid-19.

No momento mais incerto da pandemia, a segurança alimentar foi uma das prioridades no mundo. Não é à toda que a China, por exemplo, um dos maiores importadores de alimentos do Brasil, elevou os patamares de estoques de alimentos. A primeira Figura abaixo exemplifica o aumento do estoque final de soja na China que, embora já vinha ocorrendo, deu um salto ainda maior a partir do ano de 2021.

A Figura ilustra a evolução anual do estoque final de soja na China, em milhões de toneladas, entre 2013 e a expectativa para 2023, segundo dados do USDA.

força do agro
Fonte: Dados do USDA (adaptado por Farmnews)

Os dados acima são um exemplo de como o maior importador de alimentos do mundo está lidando com a questão dos estoques de segurança. Veja que em entre 2021 e 2023 o estoque final de soja na China deve ficar acima de 30,0 milhões de toneladas, valor muito acima dos patamares observados nos anos anteriores. Os dados acima são um pequeno exemplo de como a questão da segurança alimentar tem ganhado importância globalmente.

E não se fala em segurança alimentar sem falar em agronegócio, especialmente do agro do Brasil. A Covid-19 fez a humanidade entender de uma vez que o agronegócio caminha junto com a segurança alimentar. Clique aqui e saiba mais sobre a importância do agronegócio durante a pandemia!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Mas vamos mostrar alguns números que ressaltam a força do agro brasileiro e, o primeiro deles é o das exportações. A exportação do agronegócio no acumulado de janeiro a setembro de 2022 foi recorde histórico como mostra a segunda Figura abaixo.

A Figura a seguir apresenta dados da receita de exportação do agronegócio do Brasil, no acumulado entre janeiro e setembro, de 2013 a 2022, em bilhões de dólares, segundo dados do MDIC-SECEX.

força do agro
Fonte: Dados do MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

A força do agro e a importância do campo é cada vez maior para o Brasil, com geração de renda e emprego e em 2022 isso nunca ficou tão evidente!

E para quem ainda tem dúvidas, o agronegócio é responsável por quase 30% do PIB nacional e emprega em torno de 20,0 milhões de pessoas, o que representa cerca de 20,0% dos empregos totais do País (terceira Figura abaixo).

A Figura abaixo apresenta os dados de emprego do agronegócio brasileiro, segundo dados do Cepea, entre 2013 e a parcial de 2022, até junho.

força do agro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O emprego nos últimos 2 anos em especial vem apresentando forte recuperação após a queda em 2020 devido aos efeitos negativos da pandemia. O nível de emprego no agronegócio em 2022 deve ficar no maior patamar desde 2016 (18,91 milhões de pessoas trabalhando no agro).

E para finalizar o assunto econômico, apresentar os dados que mostram a participação do agronegócio no PIB brasileiro (terceira Figura).

A Figura mostra a evolução dos dados do PIB do agro, em trilhões de Reais entre 2012 e 2021 e a respectiva participação do agro no PIB nacional, segundo dados do Cepea.

força do agro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Além da discussão econômica é fundamental que também passamos a entender melhor a importância do agro para a sustentabilidade do planeta. Não vamos nos alongar nesse tema aqui, principalmente porque esse assunto tem sido bastante discutido no Farmnews e resgatamos abaixo alguns materiais que falam melhor do assunto. A realidade é que a pecuária brasileira está cada vez mais sustentável, mas, há a necessidade de melhorar a comunicação entre os setores para destacar tal fato! Clique aqui e saiba mais do assunto!

E olha que interessante, os dados em meio a pandemia mostram que a produção animal não é a grande vilã para o meio ambiente, principalmente quando o assunto são os gases de efeito estufa. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Nesses pouco mais de 6 anos de Farmnews apresentamos números que possam fazer a diferença e contribuir com o poder de decisão, especialmente do produtor. Além desse material mais aplicado ao negócio, em muitos momentos temos também buscado levar aos menos familiarizados com o assunto, dados que mostrem, em números, o valor do agronegócio! Por incrível que pareça muitos não sabem ou fingem não aceitar a força do agro. Tradicionalmente a mídia ataca e o agro se defende. Na maioria das vezes foi assim e nos mais diversos assuntos, tanto ambiental, como econômico, social etc.

E o que está ao nosso alcance é fazer nossa parte com serenidade e maturidade, levando informação de qualidade e mais e mais mostrar a força do campo e sua importância para nosso País!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo