Mercado

Frete internacional tem alta histórica e risco no preço de insumos

O preço do frete internacional tem alcançado valores históricos em 2021, o que aumenta a preocupação com o reflexo no preço dos insumos importados.

Pois é, o índice geral de preço do frete marítimo internacional, o world container index, que apresenta o valor por container de 40 pés foi cotado próximo de US$9,0 mil em junho, valor mais de 4 vezes maior que o praticado no observado no mesmo período do ano passado (US$2,0 mil) (Figura).

A Figura a seguir ilustra a evolução do índice de preço do transporte de container (40 pés) no início de julho, segundo dados do World Container Index, entre 2016 e 2021.

frete marítimo
Fonte: Dados do World Container Index (adaptado por Farmnews)

O preço do frete marítimo em julho de 2021 sobe mais de 4 vezes frente ao valor observado em julho de 2020 e acende sinal de alerta para o custo da matéria-prima importada.

Essa alta desenfreada é explicada por uma soma de fatores, dentre elas o aumento da demanda internacional, especialmente por commodities e a saturação dos portos que operam no limite da capacidade operacional. E a expectativa é que esse cenário não mude tão cedo, o que aumentam os riscos dessa alta ser sentida nos preços dos insumos importados.

E um dos insumos que mais preocupa o agronegócio brasileiro é dos fertilizantes, uma vez que a maioria utilizada no País é importada. Vale destacar, nesse aspecto, que a importação de fertilizantes pelo Brasil em 2021 tem alcançado recorde, estimulado pelo preço das commodities agrícolas.

Aliás o Farmnews apresentou dados da importação de fertilizantes pelo Brasil ao longo da última década, de 2012 a 2021. Clique aqui e confira!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

É importante lembrar que reflexo do aumento do preço do frete, o custo do armazenamento também aumenta, já que o tempo de espera por frete é maior devido ao ritmo mais lento de embarques. E, claro, é bom lembrar que cerca de 80,0% do transporte de cargas mundial é marítimo.

E além do frete, o câmbio igualmente pressiona os custos dos insumos com matéria-prima importada em sua composição. Esse inclusive foi um dos assuntos discutidos pelo Farmnews. Clique aqui e saiba mais do assunto.

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo